Semace promove blitze em Fortaleza para vistoriar carros com excesso de fumaça

14 de março de 2016

Nove veículos movidos a diesel foram autuados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em Fortaleza. As blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra aconteceram nos dias 10 e 11 de março, na Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Glauco Lobo, respectivamente. Durante os dois dias, 195 carros foram inspecionados.

O objetivo da Semace, ao realizar essas fiscalizações cotidianamente, é amenizar a poluição atmosférica ocasionada pela queima do combustível. A falta de manutenção do motor do veículo é um dos principais fatores para a emissão em excesso de fumaça. Os valores aplicados aos autuados variam de R$ 1.614 a R$ 6.457.

Para saber a intensidade de fumaça emitida pelos automóveis, a autarquia usa a escala de Ringelmann Reduzido, constituída por cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total. Na oportunidade, é feita uma análise comparativa da coloração do material expelido pelo carro com um dos índices da escala.

Desconto

A multa ao responsável pelo carro pode ser reduzida em 50%, de acordo com a Portaria nº 136 da Semace. Para obter o desconto, o veículo irregular deve ser levado à sede da autarquia em um prazo de até 15 dias, a contar da autuação, para passar por uma nova vistoria. Constatada que a emissão de fumaça está dentro dos padrões o valor da multa cai pela metade.

14.03.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554 / 98605-9501 / comunicacao@semace.ce.gov.br

Ana Martins
Gestora de Célula / Secretarias

Wania Caldas
Gestora de Célula / Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898