A poucos dias da Semana Santa, Hemoce convoca doares de sangue

16 de março de 2016 - 12:42

É grande a expectativa para a chegada do feriadão da Semana Santa. Na contagem regressiva para os três dias de folga, 25, 26 e 27 de março, os voluntários podem reservar um tempinho para a doação de sangue, feita em uma hora, no máximo. O  Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado, lança nesta quinta-feira (17), às 9 horas, campanha de doação para mobilizar os voluntários e reforçar o estoque de sangue e mantê-lo estável para as emergências do feriado de Páscoa. “Todos os dias há pessoas que precisam da transfusão de sangue. No feriadão, pelo aumento de movimento nas estradas, com mais riscos de acidentes, a demanda pode crescer e daí a importância de mobilizar cada vez os doadores nesse período que antecede a Páscoa”, afirma Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores.

O lançamento da campanha será com um show solidário do sanfoneiro Waldonys, na sede do Hemoce (Av. José Bastos, 3390, bairro Rodolfo Teófilo), para convidar a população a doar sangue. Há quatro anos, o cantor é padrinho voluntário da campanha da Semana Santa do Hemoce. “Cada um pode fazer sua parte e colaborar, seja doando ou incentivando a doação, uma atitude que para nós pode parecer simples é fundamental para quem está precisando, então vamos nos unir nesta missão de salvar vidas”, disse Waldonys.

Além da sede do Hemoce em Fortaleza, os voluntários podem doar no posto de coleta no IJF e, até o final do mês de março, o Hemoce estará na sede do Vapt Vupt em Messejana, recebendo os doadores e realizando cadastro para doadores de medula óssea. No interior do Estado, também é possível participar da campanha nos hemocentros regionais nas cidades de Iguatu, Sobral, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte. (Confira aqui o endereço).

O que é preciso para doar sangue?

Para ser um doador voluntário de sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

Os homens podem realizar a doação de sangue a cada 60 dias, até quatro vezes ao ano, e as mulheres a cada 90 dias, até três vezes ao ano. O sangue doado no Hemoce abastece 388 serviços de saúde no Ceará entre hospitais, policlínicas, UPAs e clínicas de hemodiálise, atendendo cerca de 8 milhões de pessoas em todo o Estado.

16.03.2016

Natássya Cybelly
Assessoria de Imprensa do Hemoce
(85) 3101-2308/ natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br / imprensahemoce@gmail.coma

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898