CGE presta homenagem a todos os ouvidores do Estado no dia do Ouvidor

16 de março de 2016 - 15:26

O dia do Ouvidor é celebrado oficialmente no dia 16 de março em todo o País.

Nesta quarta-feira (16), dia do Ouvidor, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) homenageia todos os profissionais que se dedicam a auxiliar o cidadão no diálogo com o Estado e, principalmente, a garantir a cidadania e a participação dentro da administração pública. A data foi escolhida devido à criação da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), em 1995.

“O papel do ouvidor é essencial para dar encaminhamento a qualquer tipo de manifestação do cidadão e para fazer com que ela possa chegar até o gestor público. Dotado desse dever, o ouvidor precisa trabalhar no intuito de trazer o cidadão para mais perto do Governo. É como eu costumo dizer: o ouvidor é o elo do cidadão com o governador. Por isso, neste dia, eu quero cumprimentar todos os ouvidores pelo trabalho diário de atender as demandas da sociedade cearense com compromisso e responsabilidade em prol do desenvolvimento do Estado”, afirma o secretário Chefe da CGE, Flávio Jucá.

Rede de Ouvidorias

A CGE conta hoje com uma Rede de Ouvidorias composta por 66 Ouvidores Setoriais, distribuídos nos órgãos e entidades do Estado, a quem cabe atuar na apuração e resposta das manifestações apresentadas pelo cidadão. A Rede é pautada nos princípios da horizontalidade e descentralização dos processos, exercendo a função de intermediação dos cidadãos junto às instituições em que atuam, viabilizando um efetivo canal de comunicação.

Além disso, a Rede de Ouvidorias dispõe ainda de uma sub-rede interna regulamentada da Secretaria da Saúde (Sesa), com 55 ouvidorias distribuídas nas unidades assistenciais de saúde, nas Coordenadorias Regionais de Saúde (integrantes da estrutura organizacional da Sesa), nas unidades assistenciais de saúde qualificadas como organização social e nas unidades assistenciais de saúde dos consórcios públicos.

Homenagem

No próximo dia 22 de março, às 15h, a CGE realiza o evento de aniversário de 13 anos de criação do órgão de Controle Interno do Estado e do dia do Ouvidor, no Palácio da Abolição. Na ocasião, os ouvidores setoriais da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Daniela Cambraia; da Secretaria de Justiça (Sejus), Débora Rebêlo; e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Márcia Ximenes, serão homenageados com a Medalha em Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno por terem se destacado na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais, em 2015.

16.03.2016

Vandecy Dourado
Assessoria de Comunicação da CGE
85 3101.3474 / vandecy.dourado@cge.ce.gov.br

Ciro Câmara / Wania Caldas
Gestores de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898