Governo do Estado forma mais 630 jovens trabalhadores

16 de março de 2016 - 20:00

Os adolescentes foram capacitados pelo Projeto Primeiro Passo.

Palco de grandes artistas e grandes espetáculos, o Cineteatro São Luiz abriu as portas nesta quarta-feira (16) para recepcionar um público formado por 630 jovens que entram em cena não para representar, mas para abraçar, de fato, os desafios e conquistas que a vida lhes reserva. Jovens que deixaram os bastidores das salas de aula do Projeto Primeiro Passo, da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), para atuar no mundo do trabalho como agentes do processo de desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará.

São jovens como Eliel Souza, 17 anos, de Messejana; Edileusa de Souza Pinto, 17 anos, do Mucuripe; e Anderson Barros, de Maracanaú, que participaram com determinação das 1.040 horas, sendo 400 teóricas e 640 práticas, durante oito meses, dos cursos de auxiliar administrativo e de vendas. Adolescentes que, a partir de hoje, começam a escrever uma nova fase, um novo roteiro em suas vidas.

Novos horizontes

“O projeto Primeiro Passo me deu novos horizontes, me abriu as portas das empresas para o primeiro emprego”, declarou Eliel Souza, que, em apenas dois meses de curso, já conseguiu emprego em uma distribuidora. “Nesses oito meses de curso, aprendi a me organizar, a me comportar no ambiente de uma empresa, aprendi uma nova atividade, me tornei cidadã”, acrescentou Edileusa de Souza. “O Primeiro Passo me ajudou a ter mais compromisso e a acreditar mais na vida”, disse o jovem Anderson Barros.

Parcerias

Em meio aos discursos e declarações emocionadas dos jovens, o titular da STDS, Josbertini Clementino, parabenizou a todos, lembrando da oportunidade e da importância da educação e da qualificação profissional para a juventude. “A linha Aprendiz é muito completa. O jovem estuda e trabalha ao mesmo tempo. Existe toda uma ação de capacitação profissional e, em paralelo, o exercício da parte prática, com carteira assinada, dentro da empresa. É uma oportunidade que marca a vida de cada um dos jovens e os qualifica muito, não só para o futuro, mas para o presente imediato, porque lhes assegura a primeira experiência no mercado de trabalho, necessária à sua permanência no mercado”, explicou Josbertini Clementino, durante a formatura. E acrescentou: “Vocês não são apenas o futuro, mas o presente. Nossos jovens são os protagonistas do processo de desenvolvimento econômico do Estado, do País”.

No evento, o titular da STDS também destacou a importância das parcerias do Governo do Estado com a Prefeitura de Fortaleza, por meio dos Cucas; com o IDT, o Idesq, além das 350 empresas parceiras, que viabilizam os estágios para os novos profissionais e empreendedores juvenis. A solenidade contou com a participação do coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Júlio Brizzi; do presidente do IDT, Gilvan Mendes; da coordenadora pedagógica do Idesq, Wania Azevedo; e de demais empresas parceiras.

Fotos: Rogério Rodrigues

16.03.2016

Carlos Eugênio
Assessoria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
98878.8510 / 3101.2089 / 2099 / imprensa@stds.ce.gov.br

Ciro Câmara / Wania Caldas
Gestores de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898