Vá ao Hemoce. Antecipe a doação de sangue para Semana Santa

16 de março de 2016 - 21:58

No feriado da Semana Santa, é comum o aumento de casos de emergência nas unidades de saúde, que necessitam de maior estoque de sangue. O Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará), da rede pública do Governo do Estado, lança a campanha de doação de sangue nesta quinta-feira, 17, às 9 horas, na sede do hemocentro, Avenida José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, com um show solidário do sanfoneiro Waldonys. Para garantir o reforço do estoque, o Hemoce amplia a mobilização de voluntários para que antecipem as doações. “Cada bolsa de sangue tem validade de até 42 dias, então a gente convida a toda a população que nesses oito dias antes do feriado santo, passe no Hemoce e doe sangue”, afirma Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores.

Faltando apenas oito dias para o feriado da Páscoa, que neste ano acontece no período  de 25 a 27 de março, há voluntários já se antecipando no gesto solidário da doação de sangue.  A costureira Priscila Horácio esteve na sede do Hemoce nesta terça-feira, 15, para doar pela primeira vez. “Decidi ajudar ao próximo, porque sei que tem muita gente que precisa de sangue e eu posso ajudar a salvar vidas com a minha atitude, o que pra mim é tão simples”, disse a voluntária. 

Para facilitar a doação, há várias opções de coleta. Em Fortaleza, além da sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, os voluntários podem doar no posto de coleta no IJF e na sede do Vapt Vupt em Messejana, onde há uma unidade móvel até o final deste mês. Quem não estiver na capital cearense, o Hemoce recebe os voluntários nos hemocentros regionais nas cidades de Iguatu, Sobral, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte.

A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. O processo de doação é concluído em, no máximo, 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue até quatro vidas podem ser salvas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes,, como hemácias, plasma, plaquetas e outros. 

Para ser um doador voluntário de sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Quem tem menos de 18 anosOs menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

16.03.2016

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
3101.2308

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898