CE Pacífico: Juventude em Ação chega ao bairro Vicente Pinzon

17 de março de 2016 - 18:52


Primeiro território do Pacto por um Ceará Pacífico, a região do Vicente Pinzon será a primeira beneficiada na Capital com a ação da SPD

Voltado para jovens do Ensino Médio de escolas públicas estaduais, o programa de prevenção às drogas Juventude em Ação será aplicado em Fortaleza. Já desenvolvido com sucesso, pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), em 10 municípios do Interior, o programa terá como área favorecida o bairro Vicente Pinzon, primeiro território do Pacto por um Ceará Pacífico, iniciativa do Governo do Estado coordenada pela vice-governadora Izolda Cela que abrange programas, ações e projetos voltados para a prevenção daRcearápacífico violência e redução da criminalidade, contribuindo para a construção de uma cultura de paz em todo o território cearense.

A chegada do Juventude em Ação a Fortaleza foi anunciada pela secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira. Segundo ela, mais de três mil estudantes das seis escolas de ensino médio localizadas no Vicente Pinzon serão favorecidos. No momento, a SPD realiza a etapa de sensibilização das comunidades docente e estudantil da região para o início do programa de prevenção. Os estabelecimentos de ensino beneficiados no Vicente Pinzon são os seguintes: Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Matias Beck, EEFM Bárbara de Alencar, EEFM Dragão do Mar, EEFM Helenita Mota, EEFM deputado Manoel Rodrigues, EEEP Maria Angela da Silveira Borges e EEFM General Murilo Borges Moreira.

O Juventude em Ação é um conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo Na Trilha da Prevenção e culmina uma gincana cultural e exposição artística. O programa envolve ainda a realização de oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais.

Juventude em AçãoO principal objetivo da iniciativa preventiva é a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes. Além disso, o programa fortalece as competências, potencialidades e habilidades para vida, bem como contribui para a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

A secretária Mirian Sobreira destaca que, a exemplo do que ocorre nas cidades do Interior, onde o Juventude em Ação já foi implantado, os benefícios do programa são multiplicados para além das escolas no Vicente Pinzon com a formação de grupos de adolescentes voluntários que atuarão em toda a comunidade, repassando conhecimentos sobre o uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas e fortalecendo comportamento saudáveis.

17.03.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas – SPD
Lena Ximenes – (85) 98902.7939
comunicacao@spd.ce.gov.br

Foto: José Wagner / Governo do Ceará

Ciro Câmara e Wania Caldas
Gestores de Célula / Secretaria e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898