Hemoce lança campanha de doação de sangue para a Semana Santa

17 de março de 2016 - 16:43

No período de grandes feriados, como é o caso da Semana Santa, os bancos de sangue precisam estar com os estoques abastecidos para atender a demanda dos hospitais. Por isso, o Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará), da rede pública do Governo do Estado, realiza anualmente a campanha de doação para a Semana Santa. O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), com um show solidário do sanfoneiro Waldonys, que há quatro anos é padrinho voluntário da campanha. “Através da arte, da música espero tocar no coração das pessoas e despertar para essa atitude nobre de doar sangue”, disse o cantor.

Todos os dias, o Hemoce recebe em média de 250 a 300 pessoas que se candidatam à doação de sangue. O sangue doado abastece 388 serviços de saúde em todo o Estado, salvando vidas diariamente. E sabendo da importância do gesto de solidariedade, o casal de voluntários Kêynne Sampaio e Luís Geraldo mantêm a doação de sangue como um compromisso familiar. Casados há mais de 15 anos, os doadores procuram realizar a boa ação sempre juntos. “A gente respeita o intervalo de uma doação para outra e quando chega o período, marcamos para fazer o bem em família”, disse Luís Geraldo. Já a estilista Kêynne Sampaio afirma quebanner hemoce site semana santa dia 7 2 existem várias formas de ajudar ao próximo. “Eu tenho um compromisso na minha vida: a cada três meses faço minha doação. Além de doar, procuro ajudar de outras maneiras, seja doando ou compartilhando uma publicação nas redes sociais, conversando com os amigos o que mais importa é fazer o bem”, comentou.

O intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres. De acordo com a enfermeira do Hemoce, Bruna Sousa, o tempo de intervalo é necessário para que o organismo possa se recompor. “Devido à perda de ferro mensalmente por conta do ciclo menstrual, as mulheres precisam de um intervalo de tempo maior do que os homens”, explica.

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode se candidatar à doação de sangue em uma das unidades do Hemoce. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.

Para facilitar a doação, há opções de coleta em vários pontos na capital e no interior. Em Fortaleza, além da sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, os voluntários podem doar no posto de coleta no IJF e na sede do Vapt Vupt em Messejana, onde há uma unidade móvel até o final deste mês. Quem não estiver na capital cearense, o Hemoce recebe os voluntários nos hemocentros regionais nas cidades de Iguatu, Sobral, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte.

17.03.2016

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly – (85) 3101.2308
asscom@hemoce.ce.gov.br 

Giselle Dutra e Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898