Cineteatro São Luiz recebe programação especial em homenagem a Mozart

18 de março de 2016 - 13:00

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe uma programação especial do evento “Dia da Arte”, neste sábado (19), em comemoração aos 260 anos do compositor erudito Wolfgang Amadeus Mozart. Promovido em todo o Brasil pela Organização Internacional Nova Acrópole, o evento promove uma ampla programação gratuita, que vai das 16h às 21h, com uma exposição, audição comentada ao vivo, palestra e um recital de música erudita com a mezzo-soprano chilena Graciela Araya (foto). As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.acropole.org.br.

Aliando formação de público e fruição artística, o “Dia da Arte” é comemorado anualmente pela escola de filosofia Nova Acrópole em todas as suas sedes pelo Brasil, com o objetivo de relembrar a importância da arte como ponte entre o homem e os mistérios. Nas palavras do fundador de Nova Acrópole, o filósofo argentino Jorge Angel Livraga, “a arte é a execução sensível das intuições estéticas”. Um dos primeiros princípios da natureza, a verdadeira arte tem como função social purificar e enaltecer a humanidade através da beleza.

Abertura com exposição

A programação tem início às 16h, com a exposição “Detalhes”, do Artista Plástico Dom Cabral. Com 16 pinturas em acrílico sobre tela, a exposição permanecerá aberta à visitação no mezanino do Cineteatro São Luiz durante todo o evento, oferece um novo olhar para a beleza dos detalhes que ignoramos em nosso cotidiano, revelando as cores, as formas e as proporções que convivem em perfeita harmonia no micro e no macrocosmos.

A inspiração, segundo o artista e filósofo, veio da observação da natureza. “O universo é harmônico porque é inteligente, matemático e isso normalmente passa despercebido em nosso dia a dia. Existe uma proporção na natureza, áurea que faz sentido como um todo. Procurei manter essa harmonia, colocando a geometria e as  proporções áureas também nas telas”, afirma Dom Cabral.

Homenagem a Mozart e palestra

Às 17h30, acontece a audição musical comemorativa aos 260 anos de Mozart. No palco, a música do compositor austríaco será executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), regida pelos maestros Relmerson Lima e Willian Ciriaco, sob a direção de Alfredo Barros. As peças musicais serão intercaladas por comentários do professor e maestro de Brasília Leandro Botelho.

Às 19h, entra em cena a palestra magna do evento, com o tema “A Arte e a Harmonia da Vida”, ministrada pela diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar. “Se temos um referencial de beleza e harmonia podemos ter uma vida muito melhor. A boa arte pode nos ajudar a ultrapassar a barreira do óbvio para algo mais amplo, nos fornecendo parâmetros para obter uma visão harmônica da vida”, ela comenta o tema da palesta.

O evento será encerrado com o recital “Mozart: as mais belas árias”, com a mezzo-soprano chilena Graciela Araya. Acompanhada pela pianista Astrid Carolina Arredondo Dillems (Teatro Municipal de Santiago) e com a participação do barítono Diego Alvarez (Music Institute UC), Graciela Araya traz no repertório algumas das principais árias de Mozart.

Com uma carreira brilhante na ópera internacional desde o início de 1980, Graciela Araya possui um repertório extenso, tendo interpretado o papel-título em Carmen mais de 400 vezes. Como artista convidada, Araya tem performances apresentadas em grande teatros e casa de consertos como Royal Opera, London, The Opera National de Paris, La Monnaie, The Vlaamse Opera, Nedirlandse Opera, La Fennice, Teatro del’Opera di Roma, Teatro Ergio Turen, The Metropoliten Opera, Los Angeles Opera, Seatle Opera, The New National Theater Tokio.

Sobre a Nova Acrópole

A Nova Acrópole é uma organização internacional filosófica presente em mais de 50 países há 58 anos. Com seu Curso de Filosofia Prática, adaptado para mais de 30 idiomas, tem beneficiado milhares de pessoas que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor.

Em Fortaleza, o Dia da Arte é uma promoção da Nova Acrópole em parceria com a Secretaria dA Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Grupo de Comunicação O Povo, com o apoio da Servis Segurança, Luzo, Flora Tropical, Loc Service, Grupo Ária, Stands Show e Arx Eventos.

Programação – Dia da Arte – A Arte e a Harmonia da Vida

16h: Abertura da exposição “Detalhes”, do pintor Dom Cabral
17h30: Mozart: O Gênio – Audição ao vivo comentada,.
19h: Palestra Magna:“A Arte e a Harmonia da Vida”
20h: “Mozart: as mais belas árias” – Recital com a mezzo soprano internacional Graziela Araya.

Serviço:

Dia da Arte – A Arte e a Harmonia da Vida

19 de março, sábado, das 16h às 21h
Entrada Franca
Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500. Centro)
Mais informações: 85 3257-2777 | 85 98212-8182 (Wapp)
Inscrições: www.acropole.org.br

Foto: Graciela Araya (Divulgação)

18.03.2016

Dawlton Moura
Assessor da Secult
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898