Igrejas mobilizam Messejana e interior no combate ao mosquito

18 de março de 2016 - 14:31

Com adesivos e panfletos informativos da campanha “Todos contra o mosquito”, do Governo do Estado, jovens de 30 congregações da Igreja Adventista do Sétimo Dia vão caminhar neste sábado, 19 de março, pelas  principais ruas e avenidas de Messejana, bairro da zona sul e um dos maiores de Fortaleza, com 41.689 habitantes. Os jovens evangélicos, num total estimado de dois mil pelo pastor Fabiano Capeletti, têm um único objetivo na caminhada: chamar a atenção da população para ampliar os cuidados com o Aedes aegypti. A caminhada começa às 8 horas,  na Praça de Messejana, e até às 12 horas os jovens evangélicos percorrem várias ruas, entre elas a Pergentino Maia e a Manuel Castelo Branco. Vão de loja em loja e de casa em casa para distribuir panfletos e conversar sobre os riscos do mosquito para a saúde coletiva porque, além da dengue, transmite chikungunya e zika.

Em Canindé, no Sertão Central, um agente de endemias do município quase todos os dias da semana reúne grupos no Terço dos Homens, e sempre traz para o centro das orações a prevenção ao mosquito e a saúde dos moradores. É Clóvis Maciel Crisóstomo, que nesta quinta-feira (17), às 19 horas, rezou o terço, com mais 35 homens católicos na Igreja de Nossa Senhora das Dores. ¨Rezamos pela saúde da nossa população e jamais poderíamos deixar de fora a importância de todos fazerem o dever de casa de manter os depósitos de água limpos e bem tampados para evitar a proliferação do mosquito¨,comenta Seu Clóvis como é popularmente chamado em Canindé. Além da Igreja de Nossa Senhora das Dores, uma das mais conhecidas na terra de São Francisco, ele organiza e realiza o Terço dos Homens em casas de amigos e colegas de trabalho.

Toda forma de mobilização vale à pena pela saúde da população. A Secretaria da Saúde do Estado disponibiliza as mais diferentes maneiras de mobilização na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, fornecendo material educativo, como adesivos, panfletos e cartazes. A Secretaria fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Escolas, empresas, sindicatos, associações, igrejas estão cada vez mais mobilizados em informar para ajudar a população a ter hábitos de prevenção a partir de dentro de casa, onde estão até 80% dos focos do Aedes aegypti encontrados pelos agentes de endemias dos municípios no trabalho de inspeção domiciliar.

banner igreja messejana caninde site002

18.03.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898