Museu cearense abre inscrições para oficina de curadoria colaborativa

18 de março de 2016 - 11:42

O Minimuseu Firmeza, em parceria com o Sobrado José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Cultural, abre inscrições para a “Oficina de Curadoria Colaborativa – Minimuseu em Exposição”. A atividade, voltada ao aperfeiçoamento em curadoria artística, acontecerá nos dias 4, 5, 11, 12 e 18 de abril, das 14h às 17h, no Sobrado José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro) e nos dias 9 e 16 de abril, das 8h às 12h, no Minimuseu Firmeza (Via Férra, 259 – Mondubim). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail, até o dia 25 de março. Devem ser enviados o currículo e a ficha de inscrição.

Com carga horária de 40 h/a, a oficina é destinada a estudantes e profissionais de história, sociologia, antropologia, artes visuais, produção cultural, educação museal, audiovisual e áreas afins. Durante os dias de atividade serão abordadas as três nomeações para metodologias de curadoria apresentadas na contemporaneidade, o que elas significam, como se aproximam ou se diferenciam e como compreender a fabricação do curador a partir da história das exposições. São elas: curadoria coletiva, curadoria compartilhada e curadora colaborativa.

Oficina em etapas
A oficina pretende explorar, através de uma experiência laboratorial, uma proposta metodológica para a prática da curadoria colaborativa, a partir da criação de um grupo de trabalho que irá pensar uma proposta de exposição sobre a história do Minimuseu Firmeza.

A formação será realizada em duas etapas: na primeira será construída coletivamente a proposta conceitual da exposição, que se desdobrará em um roteiro narrativo; na segunda, será trabalhada a dimensão tridimensional das coisas e realizado o processo de montagem e desmontagem da proposta elaborada na primeira etapa. As atividades de pesquisa serão realizadas no Minimuseu Firmeza e as demais ações acontecerão no Sobrado José Lourenço.

A atividade terá como facilitadoras Carolina Ruoso, historiadora, doutoranda em História da Arte (Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne) e Coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural da Secult, e Natália Maranhão, historiadora, especialista em Gestão Cultural e diretora do Sobrado José Lourenço.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25/3, exclusivamente através do e-mail. Para concluir a inscrição, é necessário enviar por e-mail Currículo e Ficha de inscrição.

Os participantes receberão certificação, ao final da formação.A divulgação dos selecionados será realizada no 31 de março.

::SERVIÇO::
Oficina de Curadoria Colaborativa – Minimuseu Firmeza em Exposição
Carga Horária: 40 horas
Datas, horários e local: dias 4, 5, 11, 12 e 18 de abril, das 14H às 17h, no Sobrado José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro) – dias 9 e 16 de abril, das 8h às 12h no Minimuseu Firmeza (Via Férra, 259 – Mondubim). Oficina de montagem e desmontagem de exposição com datas a combinar.
Inscrições gratuitas
20 vagas

18.03.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Cultura – Secult
Dalwton Moura – (85) 3101.6761

Giselle Dutra e Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898