Ministério Público integra mobilização do Estado no combate ao Aedes aegypti

18 de março de 2016

O governador classificou como fundamental a participação da sociedade no combate ao Aedes aegypti.

160318 MINISTERIO PUBLICO DENGUE MG 7046A ação integrada de combate ao mosquito Aedes aegypti no Ceará passa a contar, desde a manhã desta sexta-feira (18), com a participação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O governador Camilo Santana participou do lançamento da campanha de mobilização órgão, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Fortaleza. Durante a solenidade, também foram apresentadas ações de garantia do saneamento básico em todo Estado. “A participação do Ministério Público do Estado é de fundamental importância para juntar forças no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya. Sabemos da credibilidade e respeito que todos tem com esta instituição, portanto ter a participação deste órgão conosco nesta mobilização aumenta ainda mais nossa rede de ações no Ceará”, salientou Camilo.

160318 MINISTERIO PUBLICO DENGUE MG 7076O governador classificou como fundamental a participação da sociedade no combate ao Aedes aegypti. Em sua fala,  ressaltou as ações executadas  pelo Comitê Estadual de Combate ao mosquito, em todo o Estado. “Através de um decreto, criamos brigadas para combater o mosquito, a partir dos próprios órgãos públicos. Além de brigadas internas, os integrantes do Comitê realizam ações e trabalham para a conscientização nas secretarias, com os servidores. Todos os prédios da rede pública do Governo do Estado estão sendo inspecionados pelo menos uma vez por semana. Só na Educação, são 110 escolas profissionais que receberão a inspeção das brigadas”, reforçou.

160318 MINISTERIO PUBLICO DENGUE MG 7068O procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, destacou a preocupação com a proliferação das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, salientando que o Ministério Público está envolvido no combate e na fiscalização de ações para garantir o saneamento básico. “Mais de 320 mil domicílios ainda não são ligadas às redes de esgoto, apesar de haver esta estrutura em alguns municípios. Vamos fiscalizar esta iniciativa, cobrando ações do Poder Público municipal e também dos cidadãos”, comentou.

Ações do Estado

Com o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento à Dengue, quatro mil agentes de endemias e 18 mil agentes de saúde em todo o Estado estão intensificando as ações de visita casa a casa, para o combate ao Aedes aegypti. Três toneladas de larvicida, já distribuídas aos 184 municípios, estão sendo utilizadas na eliminação dos focos de infestação domésticos. O Governo do Estado garantiu também 250 pulverizadores portáteis para aspersão de inseticida e 33 carros fumacê no combate ao mosquito. Estão disponíveis 1.366 litros de inseticida e 25 mil litros de óleo de soja (solvente), suficientes para pulverizar 17 mil quarteirões.

Além disso, na última terça-feira (15 de março), o governador Camilo Santana lançou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos na Assembleia Legislativa. Quatro Projetos de Lei, relacionados à Política Estadual de Resíduos Sólidos, à Política de Reúso de Água, à Política de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário e ao ICMS, foram entregues à Casa durante solenidade de lançamento.

Foto: Carlos Gibaja

18.03.2016

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Wania Caldas
Gestora de Célula/Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 4366.4898