Primeira biofábrica para controle biológico é inaugurada em Icapuí

18 de março de 2016 - 20:41

Usando a própria natureza para o controle biológico, aprimorando a produção e, principalmente, reduzindo o impacto ambiental. Com estes princípios, foi inaugurado o primeiro laboratório de uma biofábrica no Ceará, localizado na Agrícola Famosa, fazenda produtora de frutas e hortaliças, no município de Icapuí, no Litoral Leste.

160318 AGRICOLA FAMOSA MG 7342 webO governador Camilo Santana prestigiou a inauguração e destacou o avanço que a tecnologia representa para a agricultura sustentável do Estado. “O empreendimento é o primeiro do tipo no Ceará e fica dentro da Agrícola Famosa, que emprega cerca de cinco mil moradores de Icapuí e região. Temos buscado cada vez mais investidores para nosso Estado e, assim, aumentar a oferta de trabalho para nossos irmãos e irmãs cearenses”, disse.

160318 AGRICOLA FAMOSA MG 7322 webO espaço tem quatro hectares de área total. No início, a produção da biofábrica será limitada ao Ceará e a algumas culturas de grãos, frutas e leguminosas, mas a pretensão é expandir as ações para toda a região Norte-Nordeste, atendendo a todos os tipos de cultura, seja de legumes, verduras, flores e etc.

Marcos Bellini, biólogo doutor em controle biológico de pragas, explica que, de forma geral, o produtor entra em contato e os consultores, que vão até a área de plantio para analisar o tipo de praga e a cultura plantada. “A partir daí eles informam qual produto é mais indicado para cada caso”, diz. Ainda segundo o biólogo, dependendo FábricaIcapuído caso e da localização do terreno do cliente, será possível passar as informações e fotos da área e da praga por e-mail para obter a assistência de forma remota.

Durante a visita à Agrícola Famosa, o governador conheceu todas as instalações, passando por refeitório, área de lazer, setores de produção e embalagens e assistiu a uma apresentação sobre a logística da produtividade do local.

Estiveram presentes também durante a visita o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira; o secretário da Aquicultura, Pesca e Agricultura, Osmar Baquit; entre outras autoridades.

Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart / Governo do Ceará

18.03.2016

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Ana Martins / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 4366.4898