Presídio feminino recebe sessão de cinema

21 de março de 2016 - 20:40

As internas assistirão ao filme “Tudo que aprendemos juntos”, estrelado por Lázaro Ramos

O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) será palco do Cine Itinerante SP, nesta quarta-feira (23), às 10h. As internas assistirão “Tudo que aprendemos juntos”, filme de Sérgio Machado, que conta a história de Laerte (Lázaro Ramos), violonista que dá aulas numa favela na periferia de São Paulo.

Para Hélio Leitão, secretário da Justiça e Cidadania, a sessão é uma oportunidade de crescimento. “Passa pela humanização a capacitação, o incentivo ao empreendedorismo, a remição, mas a arte e a cultura são pontos de apoio importantes para o trabalho realizado dentro do sistema penitenciário”, indica Hélio.

Esta é a segunda vez que o Cine Itinerante SP passa pelo presídio feminino. Criado em 2012, ele já “passeou” por diferentes bairros de Fortaleza, várias instituições sociais e, desde 2015, é realizado em escolas públicas e no presídio feminino de Fortaleza. Este ano, segue também para os municípios de Aquiraz, Beberibe e Chorozinho.

De acordo com Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará e idealizador do projeto, o Cine Itinerante SP é uma ferramenta importante para democratizar a sétima arte. “Precisamos disseminar o cinema, mostrar que não há barreiras sociais, nem culturais, tampouco geográficas para apreciar um bom filme”, avalia.

O FILME

“Tudo que aprendemos juntos” conta a história de Laerte, um talentoso violinista interpretado por Lázaro Ramos, que após frustradas tentativas de integrar a Osesp se vê obrigado a dar aulas de música para uma turma de adolescentes em uma comunidade carente de São Paulo. Entre os jovens alunos se destacam Samuel e VR, grandes amigos que trilham caminhos opostos. O filme é inspirado na peça ‘Acorda Brasil’ escrita por Antonio Ermírio de Moraes a partir da experiência do Instituto Baccarelli, projeto que oferece formação musical e artística para jovens da comunidade de Heliópolis.
Trailler: https://www.youtube.com/watch?v=_QjNDBisf74

21.03.2016

Camille Soares
Assessora da Sejus
(85) 3101-2862 / ascom.sejus@gmail.com

Ciro Câmara e Wania Caldas
Gestores de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898