Bombeiros e técnicos da Prefeitura de Fortaleza são capacitados para projeto Praia Acessível

23 de março de 2016 - 20:30

Com idealização do Governo do Estado, o projeto será executado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza a partir de 31 de março, no Aterrinho da Praia de Iracema.

IMG 9697 webCerca de 20 guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e seis técnicos da Prefeitura de Fortaleza foram capacitados até esta quarta-feira (23) para atuar no projeto Praia Acessível. Com idealização do Governo do Estado, o projeto será executado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza a partir de 31 de março, às 9 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema, e tem como objetivo promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia.

O treinamento iniciou, na última segunda-feira (21), com aulas teóricas durante dois dias e seguiu até este quarta-feira (23), quando foi realizada a parte prática. Segundo a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Isabele Cavalcante, o projeto será iniciado com 30 monitores, entre guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, técnicos da Prefeitura e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza. Na próxima segunda-feira (28) começa mais uma turma de aproximadamente 25 pessoas que serão capacitadas para o projeto.

IMG 9721 webAinda acordo com Isabele, há previsão de uma nova estação do Praia Acessível. Ela afirmou que um local está sendo estudado e que até julho será anunciado o próximo município a receber a ação. Em Fortaleza, na Praia de Iracema, o projeto contará com a parceria do Hotel Sonata de Iracema, que disponibilizará banheiro adaptado, depósito para guardar material e cinco vagas de estacionamento para pessoas com deficiência destinadas ao público participante da iniciativa.

O advogado e vice-presidente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Emerson Damasceno, há dois anos não entrava no mar, quando sofreu um acidente. Ele foi voluntário no treino prático realizado na Praia de Iracema. “Foi muito bacana! Eu estava há dois anos sem entrar no mar, mas para mim é uma eternidade. Mas tem gente que está há 20 anos ou pessoas que estão há dez anos sem poder ir ao mar por uma questão da acessibilidade, da cadeira de rodas não passar pela areia da praia, que o Praia Acessível está resolvendo isso”, destacou. Ele ainda ressaltou a importância do projeto para o segmento. “Essa questão da socialização, de você está convivendo com pessoas iguais a você, que estão querendo ir ao mar, curtir uma praia com a família. A gente está muito feliz que agora o Governo do Estado e a Prefeitura fizeram isso para a gente”, pontuou.

Entre os profissionais do Corpo de Bombeiros, a sensação é de aprendizado, prestação de serviços e inclusão. “Para a instituição já é um prazer a atividade que a gente faz, que é sempre ajudar ao próximo. Ajudar uma pessoa, que tem dificuldade, a sentir prazer novamente de fazer exercícios, que há algum tempo não estava fazendo. Tanto para a gente quanto para eles é um aprendizado. E analisando fisicamente, para eles é uma atividade bastante interessante para evitar a obesidade. E o prazer deles a gente viu agora, a experiência foi fantástica”, citou. O sargento Elder Lima Mendes considera muito “gratificante” participar do projeto. “Para o Corpo de Bombeiros só vem a acrescentar e, para nós, o aprendizado junto ao pessoal da Prefeitura de Fortaleza e ao pessoal do Estado vem só engrandecer a nossa corporação. A gente só tem a agradecer e enaltecer o projeto que inclui pessoas que vão ter acessibilidade ao mar, que é o nosso habitat, o habitat do guarda-vida”, comentou.

Praia Acessível

A iniciativa oferecerá espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso do público ao mar. O local ainda conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. O projeto funcionará de quarta a domingo, de 9h às 14h. O investimento realizado pelo Governo do Estado em equipamentos é de aproximadamente R$ 400 mil. Já a Prefeitura será responsável pela infraestrutura e logística. Tanto a coordenadora Isabele quanto o secretário municipal de Turismo, Elpídio Nogueira, acompanharam a capacitação na Praia de Iracema.

IMG 9921 web

FOTOS:  Sheyla Castelo Branco

23.03.2016

Déborah Vanessa
Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Ana Martins / Wania Caldas
Gestoras de Célula/Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898