Hemoce funciona normalmente nesta quinta-feira (24)

23 de março de 2016 - 15:14

Às vésperas do feriado da Semana Santa, o Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará), da rede pública do Governo do Estado, lembra aos voluntários que ainda há tempo de doar sangue e garantir estoque abastecido para o feriadão. Nesta quinta-feira (24), o atendimento funcionará normalmente, das 7h30min às 18h30min, na sede do Hemoce. O Hemoce fornece sangue para 388 unidades de saúde do Ceará atendendo pacientes que necessitam de transfusão. “A gente conta com a solidariedade dos cearenses para atender com segurança e tranquilidade qualquer eventualidade durante o feriado prolongado”, diz Nagéla Lima, coordenadora de captação de doadores.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 3 milhões de brasileiros sejam doadores regulares. O ideal seria pelo menos 4 milhões para atender a demanda transfusional. No Ceará, em média, 1,8% da população doa sangue regularmente. Todos os tipos sanguíneos são necessários. De acordo com a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, alguns grupos são mais comuns e por isso há uma maior demanda. “Cerca de 50% da população cearense tem o sangue O positivo, então há uma procura maior por esse tipo. Já apenas 10% possui o tipo O negativo, mas as pessoas deste grupo podem doar para qualquer pessoa de outro tipo sanguíneo, portanto toda doação é importante”, ressalta Luciana Carlos.

A doação de sangue é um gesto voluntário que não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode se candidatar à doação de sangue em uma das unidades do Hemoce. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.

Para facilitar a doação, há opções de coleta em vários pontos na capital e no interior. Em Fortaleza, além da sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, os voluntários podem doar no posto de coleta no IJF (Confira aqui endereço e horário). Quem não estiver na capital cearense, o Hemoce recebe os voluntários nos hemocentros regionais nas cidades de Iguatu, Sobral, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte.

23.03.2016

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br / 3101.2308

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898