Sejus oferece mais de 1.300 vagas de cursos para internos e egressos do sistema prisional

28 de março de 2016 - 14:51

A Secretaria executa os treinamentos através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe).

A capacitação para a população carcerária tem o objetivo de garantir a recolocação dos internos no mercado de trabalho. A ideia é empregá-los ainda dentro da unidade prisional ou quando forem egressos do sistema penitenciário. Pensando nisso, e estabelecendo parcerias com órgãos e empresas como Sesc/Senac, Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e Vitaderm, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) oferecerá durante todo o ano 1.355 vagas de cursos variados.

Entre as capacitações ofertadas estão assistente administrativo, pedreiro, carpinteiro, zeladoria, cabeleireiro, manicure, maquiador, depiladora, costureira, tapeçaria, bordado, crochê, eletricista, bombeiro, manutenção de eletrodomésticos, entre outros.

Para o titular da pasta, Hélio Leitão, a capacitação e o estudo são pilares básicos da humanização do sistema. “Tenho a convicção de que somente a partir desses eixos é que conseguiremos melhorar o sistema penitenciário cearense”, destacou.

A coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha, ressalta que o número de vagas ainda pode aumentar. “Temos novas parcerias se desenhando e algumas instituições com previsão de ampliar as vagas ofertadas. É muito gratificante ver essas parcerias crescerem, pois aponta que temos alcançado bons resultados”, destaca.

Os cursos também são voltados para os egressos e familiares, que podem se inscrever diretamente na Cispe (av. Heráclito Graça, 600), no Núcleo de Qualificação Profissional.

Já estão em andamento os cursos de operador de computadores e assistente administrativo, na Cispe, e maquiadora no IPF. Ao todo, 60 pessoas, entre egressos e internos, estão em sala de aula. Em abril, iniciam os cursos de salgadeiro e eletricista.

21.03.2016

Camille Soares
Assessora da Sejus
(85) 3101-2862 / ascom.sejus@gmail.com


Ciro Câmara e Wania Caldas
Gestores de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898