Semace emite licença que autoriza início das operações de parque eólico em Aracati

28 de março de 2016 - 15:34

A Central Geradora de Energia Goiabeira recebeu da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) a licença de operação, documento que autoriza o início da produção energética. O parque eólico é de responsabilidade da empresa Energia dos Ventos I S/A e está localizado no sítio Alto da Cheia, zona rural do município de Aracati. O empreendimento tem capacidade para gerar 23,1 megawatts (MW) por meio dos seus 11 aerogeradores.

Toda a energia produzida no local será escoada pelas linhas de transmissão para a subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) em Russas. Segundo o gestor ambiental da Semace responsável pelo licenciamento da obra, Wilker Sales, todas as condicionantes solicitadas durante o processo foram atendidas. Além disso, a empresa entregou à Superintendência os planos de monitoramento ambiental da área de implantação do parque. Sales informou que esse monitoramento deve continuar sendo realizado corriqueiramente.

A licença de operação do parque eólico tem validade até 22 de março de 2020. Contudo, anualmente a empresa deverá apresentar à Semace um Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental (Rama). Qualquer alteração que seja necessária fazer no empreendimento será preciso comunicar para a autarquia. Todas as medidas preventivas para evitar qualquer tipo de poluição ao meio ambiente também devem ser adotadas.

28.03.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554/ 98605-9501
comunicacao@semace.ce.gov.br

Ana Martins e Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898