Sobrado Dr José Lourenço abre a exposição ‘Not Welcome’ nesta segunda-feira (28)

28 de março de 2016 - 10:10

A exposição Not Welcome será aberta nesta segunda-feira (28), às 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Resultante da pesquisa iniciada pela Kunstuniversität Linz, a exposição conta com a colaboração de 30 professores e estudantes da Alemanha (Universidade Alanus), Aústria (Kunsthochschule Linz) e Brasil (IFCE, UECE), que trabalharam questões relativas ao fenômeno conhecido por Brasilianização do Oeste. Para esse trabalho serão abordados assuntos relacionados a não sermos bem vindos em um mundo de constante mudança. O recorrente paradoxo de viver a vida cerceado em fronteiras de (re)nascimento da cultura do acolhimento, ou “Welcome Culture”.

“’Not-Welcome’ mostra a ideia de dois pesos e duas medidas, ou seja, ao mesmo tempo que na visão do estrangeiro o brasileiro cede seu espaço e tempo para outros povos, ao compartilhar suas casas para acolher os turistas que querem conhecer o mundo gastando pouco, adiciona desconhecidos às redes sociais e pratica o engajamento social para auxílio de migrantes e refugiados, acaba por evitar o indesejável, o que é Not Welcome. Se fechando para outras questões, como políticas, sociais etc”, destaca a coordenadora do Sobrado José Lourenço, Natália Maranhão.

Para compor este trabalho, os artistas e pesquisadores utilizam o conceito de Brasilianização. Tendo como base os estudos do sociólogo alemão Ulrich Beck, que aponta o Brasil como exemplo mundial futuro, com sérios problemas políticos e sociais. Ao mesmo tempo, o país é um mix cultural, fato apontado positivamente por Gilberto Freyre.

Dentro deste contexto, os realizadores lançam a pergunta: se a situação econômica e política do país pode ser um reflexo do futuro da situação mundial, até que ponto o Brasil pode servir positivamente de exemplo no comportamento social mundial pelo orgulho da miscigenação de seu povo? É o que você pode conferir, durante o bate-papo “Café do Zé”, nesta segunda-feira, às 10h, durante a abertura da Exposição Not Welcome.

RSOBRADO JOSE LOURENCO

Sobrado Dr. José Lourenço

Rua Major Facundo, 154, Centro, Fortaleza CE
Contatos: (85) 3101.8826 – 3101.8827

28.03.2016

Dawlton Moura
Assessor da Secult
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898