Curso prepara para captação e transplantes de órgãos

29 de março de 2016 - 16:19

Depois de novo recorde conquistado pelo Ceará em 2015, a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado retoma a qualificação das atividades profissionais relacionadas à política de transplantes com a realização do XIV Curso de Coordenadores Hospitalares de Transplantes, nesta quarta-feira (30) a partir das 8 horas, no hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza. O curso capacitará 125 profissionais de saúde de UTIs, emergências, centros cirúrgicos de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) de Fortaleza para atuarem na captação de doadores e nas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs).

O Ceará tem 62 hospitais notificantes de potenciais doadores, públicos, privados e filantrópicos, cadastrados no Ministério da Saúde. Das 18 Comissões Intra-Hospitalares formalizadas no Estado, 14 delas funcionam em Fortaleza, duas em Sobral e duas no Cariri. As UPAs 24 horas também fazem a notificação de potenciais doadores de órgãos e tecidos através dos hospitais notificantes. O processo de doação começa com a identificação e manutenção dos potenciais doadores. O profissional da CIHDOTT realiza avaliação das condições clínicas do potencial doador, da viabilidade dos órgãos a serem extraídos e faz entrevista para solicitar o consentimento familiar da doação dos órgãos e tecidos.  Em seguida, os médicos comunicam à família a suspeita da morte encefálica, realizam os exames comprobatórios do diagnóstico, notificam o potencial doador à Central de Transplantes, que repassa a notificação à CIHDOTT. Nos casos de recusa da doação, o processo é encerrado.

Além do recorde de 1.433 transplantes no ano passado, o Ceará tem a melhor taxa de transplantes de fígado do Brasil, é o terceiro estado do país em doadores efetivos de tecidos e órgãos e tecidos para transplantes por milhão da população (pmp) e também o terceiro em transplantes de órgãos de doadores falecidos, conforme dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) relativo ao ano de 2015. Este ano, foram realizados no Estado até a segunda-feira, 28 de março, o total de 248 transplantes: 49 de rim, quatro de coração, 33 de fígado, um de pulmão, 15 de medula óssea (oito autólogos e sete alogêncios), 144 de córnea e dois de esclera.

O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual cerca de 95% dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Ceará, anualmente, fica entre os Estados que mais realizam transplantes de órgãos no país, com recordes sucessivos. Além do elevado nível de especialização e excelência das equipes transplantadoras no Ceará e do trabalho das comissões intra-hospitalares, um dos principais fatores que contribuem para o crescimento no número de transplantes é a solidariedade característica dos cearenses. Para ser um doador, não precisa deixar mais nada por escrito. Basta avisar a sua família sobre a sua vontade de doar e ajudar a salvar vidas.

 

SERVIÇO
XIV Curso de Coordenadores Hospitalares de Transplantes
Data: 30 de março
Hora: 8 horas
Local: hotel Plaza Praia Suítes – avenida Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema.

29.03.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220

Assinatura coordenadoria