Alegria e emoção marcam o lançamento do Praia Acessível

31 de março de 2016

Idealizado pelo Governo do Estado, em parceira com a Prefeitura de Fortaleza, o projeto foi lançado nesta quinta-feira (31) oferecendo lazer e acesso ao mar para idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

 MVS2601 web“É maravilhoso. É um sonho realizado. Saber que posso vir à praia sempre que quiser é uma liberdade incrível. Agora eu posso dizer que a praia é de todos”. Foi assim que a fotógrafa Gigi Athayde, usuária do Praia Acessível, definiu a emoção de entrar no mar com conforto e segurança.

Ela e outras pessoas com deficiência e mobilidade reduzida tiveram uma manhã de atividades no aterrinho da Praia de Iracema, nesta quinta-feira (31), com o lançamento do Projeto Praia Acessível. Além do banho de mar com as cadeiras anfíbias e o acompanhamento de profissionais capacitados para a ação, os usuários do projeto participaram de jogos de vôlei e frescobol, tudo adaptado.

MS8646 webQuem também se emocionou com a oportunidade foi empresário Carlos Alberto Ferreira. “Com certeza vai trazer uma renovação de vida muito grande para as pessoas com deficiência porque o mundo é limitado para nós, e com a praia acessível teremos mais opções de lazer”, reforça.

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio, acompanhados das primeiras-damas do Estado e do Município, Onélia Leite Santana e Carol Bezerra, respectivamente, participaram do lançamento e acompanharam as atividades, como a entrada das cadeiras anfíbias no mar e as partidas de vôlei na praia. Para o governador Camilo Santana, o objetivo do projeto é garantir cidadania e inclusão social a idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. “É uma experiência inovadora, é MS8668 webo primeiro espaço de inclusão no Ceará, e outros pontos como este serão reproduzidos em cidades litorâneas do Estado. Precisamos garantir esse direito a todos”, enfatizou o governador.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, ressaltou a importância da parceria do Estado com o Município.  “Aqui nós temos cadeiras adaptadas para o acesso ao mar, e principalmente o apoio de monitores capacitados e treinados. Estamos muito felizes em proporcionar esse momento que será expandido para outras praias da cidade”, afirmou.

Já a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, destacou a importância da ação para a saúde e a autoestima dos usuários. “Eu ouvi de pessoa com deficiência aqui que três águas curam a dor: o suor, a lágrima e a água do mar, e  MVS2650 webeles não tinham direito à água do mar. Esse era um pensamento muito forte. Aqui eles terão não só acesso à água do mar, como também ao frescobol, ao vôlei adaptado, às piscinas. Vê-los felizes é muito importante, é o resgate de algo importante para a vida, a autoestima”, reforçou.

Também estiveram presentes os  secretários do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Clementino, da Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda,  e do Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

 

Praia Acessível

MS8613 webIdealizado pelo Governo do Estado, o projeto é executado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e funciona de quarta a domingo, de 9h às 14h. A iniciativa oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso do público-alvo ao mar. O local ainda conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. O investimento realizado pelo Governo do Estado em equipamentos é de aproximadamente R$ 400 mil. Já a Prefeitura fica responsável pela infraestrutura e logística.

O projeto acontece em frente ao Hotel Sonata, parceiro na ação e que disponibiliza banheiro adaptado, depósito para guardar material e cinco vagas de estacionamento para pessoas com deficiência destinadas ao público participante da iniciativa. De acordo com a coordenadora  Especial de Políticas Públicas para Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado,  Isabele Cavalcante, há previsão de uma nova estação do Praia Acessível fora da Capital. Ela afirmou que está em fase de diagnóstico e até julho será anunciado o próximo município a receber a ação.

Capacitação

Cerca de 20 guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e 15 técnicos da Prefeitura foram capacitados para atuar no Praia Acessível. O projeto começa com 20 monitores que acompanharão as atividades, entre guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, técnicos da Prefeitura e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza. Duas turmas foram treinadas com aulas teóricas e práticas no local.

Prefeitura de Fortaleza

Por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), foram rebaixados dois pontos do calçadão com instalação de rampas acessíveis, além de uma faixa de pedestre. O local conta ainda com vagas públicas exclusivas para cadeirantes e com a primeira academia ao ar livre de Fortaleza, com uma estação de exercícios físicos voltada exclusivamente para cadeirantes.

31.03.2016

Déborah Vanessa
Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart / Governo do Ceará

Assinatura coordenadoria