Microcefalia: Governo do Estado inaugura 2º Núcleo de Estimulação Precoce nas Policlínicas Regionais

3 de maio de 2016 - 20:08

A iniciativa da criação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas do Estado foi articulada pela primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana, com a Secretaria de Saúde e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), órgão ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC)

R MVS4238O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (3), o segundo Núcleo de Estimulação Precoce implantado nas Policlínicas Regionais do Ceará para atender crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia. Inaugurado na Policlínica Regional de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, e pelo secretário da Saúde, Henrique Javi, o núcleo composto por equipe multidisciplinar atende, atualmente, 12 crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, sendo seis com microcefalia e seis prematuras ou com atraso psicomotor.

R MVS4260A dona de casa Andressa Helen Rocha, de 19 anos, moradora de Caucaia, teve zika aos quatros meses de gestação, e viu sua vida mudar quando o descobriu que o filho havia sido diagnosticado com microcefalia. “Quando Bryan nasceu eu tive muito medo, até mesmo pela falta de informação, e como seria o atendimento ao meu filho. Quando cheguei aqui na policlínica nossas vidas mudaram para melhor. Ele é bem atendido e teve uma evolução rápida. Está mais calmo, não chora tanto, e até brinca no berço”, afirmou.

web MVS4164Idealizadora da implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas do Estado, Onélia visitou o equipamento para conferir o atendimento às crianças. Ela explica como surgiu a ideia da criação dos núcleos, articulada por ela com a Secretaria da Saúde e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), órgão ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC). “Identificamos, na nossa visita ao Nutep, que a demanda (das crianças atendidas) era muito do Interior. A gente criou o Núcleo de Estimulação Precoce para que o pediatra, o neuropediatra faça o diagnóstico e os encaminhamentos para que essa família e essa criança tenham o atendimento adequado para o desenvolvimento infantil, que está dentro do Programa Mais Infância Ceará”, completou.

Segundo o secretário da Saúde, é importante destacar a descentralização do atendimento no Ceará. “A maioria dessas famílias tinham que se deslocar do Interior, de longas distâncias, para vir buscar terapia especializada em Fortaleza. E com essa possibilidade, a gente está trazendo para mais próximo das famílias essa garantia de adesão ao tratamento. Devido à distância, o que ocorria é que as famílias não tinham condições de manter a constância desse tratamento e as crianças sofriam com isso. A grande novidade da policlínica é realmente esse Núcleo de Estimulação Precoce”, pontuou.

Além da primeira-dama do Estado e do secretário estadual da Saúde, os prefeitos de Caucaia, Pentecoste, General Sampaio, São Luís do Curu e Apuiarés; Washington Góis, Ivoneide Carneiro, Ediene Monteiro, Daniele Nunes e Francisco José Barbosa Gois, respectivamente, também estavam presentes no evento. O deputado estadual Naumi Amorim; o presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Silvio Nascimento; a diretora da Policlínica, Josefa Cavalcante; o diretor do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), Lucivan Miranda; o presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Sulivan Mota; a especialista em Programas do Unicef, Tati Andrade; e lideranças da região, como Lia Gomes, participaram da inauguração.

O prefeito de Caucaia, Washington Góis, reconheceu a importância da implantação do serviço de atendimento especializado. “Temos um público grande com microcefalia e esse público precisa de um atendimento especial. E o Núcleo de Estimulação Precoce vai dar assistência a essas pessoas. É muito importante a implantação desse Núcleo e é por isso que temos que enaltecer o dr. Lucivan Miranda, do Nutep; a nossa primeira-dama Onélia Santana, o governador do Estado, Camilo Santana; e todos que estão participando para a implantação desse Núcleo na Policlínica aqui de Caucaia”, disse.

No último dia 20, a primeira-dama inaugurou o Núcleo de Estimulação Precoce de Barbalha, que fica na 21ª Região de Saúde e abrange os seguintes municípios: Barbalha, Juazeiro do Norte, Granjeiro, Caririaçu, Jardim e Missão Velha. Além da Policlínica de Caucaia e Barbalha, as unidades de Russas e Sobral também estão acolhendo e atendendo as crianças.

Capacitação pelo Nutep

O Nutep capacitará profissionais de equipes multidisciplinares formadas por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros de 19 policlínicas regionais do Estado este ano. O objetivo é implementar serviços de estimulação de crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, ou seja, com atraso no desenvolvimento, como microcefalia, crianças prematuras, com síndrome de Down, síndrome de Edwards e paralisia cerebral. Três turmas de profissionais receberão o treinamento e a consultoria técnica. A primeira, composta pelas policlínicas de Pacajus, Caucaia, Baturité, Russas, Limoeiro, Sobral, Tianguá, Crateús, Camocim e Barbalha, está em treinamento, e os atendimentos já acontecem nessas regiões.

O diretor do Nutep afirma que as equipes que são treinadas na instituição estão aptas para atuarem nas diversas policlínicas, como já está acontecendo em Caucaia. “Cada criança tem seu plano de atendimento individual. Mas o atendimento não é só a criança. Envolve a família como um todo. São mães, são famílias muito sofridas e comumente se destrói esse lar. Esse aspecto é muito importante. O serviço social e a psicologia, que também dão apoio a essas famílias. O tratamento não é imediato, vislumbra-se um longo caminho a ser percorrido”, ressaltou Lucivan Miranda.

03.05.2016

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias