Uece realiza colação de grau de mestres e outorga de títulos de doutores

3 de maio de 2016 - 19:41

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) promove, na próxima quarta-feira (4), solenidade anual de colação de grau de mestres e outorga de títulos de doutores. A Uece realiza este tipo de cerimônia há exatos 21 anos. A solenidade de 2016 que agraciará 418 pós-graduandos acontecerá no Buffet Bárbara Cambeba, a partir das 19h e será presidida pelo reitor professor Jackson Sampaio. O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Serão outorgados 46 títulos de doutor e 372 de mestres de todos os Centros, Instituto e Faculdades da Uece. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) emitirá o maior número de títulos, 114, seguido pelo Centro de Ciências e Tecnologia, 95, e o Centro de Humanidades, com 63. O Mestrado Acadêmico em Ciências Veterinárias soma o maior contingente por curso, 30, já os Mestrados Acadêmicos em Lingüística Aplicada e em Nutrição e Saúde tem o mesmo número, 24 cada.

Com relação aos doutorados, o da Faculdade de Veterinária (Favet), o mais antigo da Uece, que formou sua primeira turma em 1987, e tem conceito 6 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), irá formar 10 novos doutores. O doutorado em Biotecnologia, oferecido em rede pelo Renorbio, contará com 15 agraciados.

Até 2015, a Uece já havia formado 337 doutores e mais de 3.322 mestres. Atualmente, a Uece conta com 41 cursos de pós-graduação stricto sensu, 10 de doutorado, 18 de mestrado acadêmico e 13 de mestrado profissional, que, juntos, têm 1.734 alunos. Os 418 concludentes serão saudados pelo Ceará Brass Quinteto, que faz parte da Orquestra Sinfônica do Ceará (OSUECE), sob a regência do maestro professor Alfredo Barros.

Segundo o reitor Jackson Sampaio, que preside a cerimônia, a Uece, nos seus 41 anos de existência, vem cumprido amplamente seu papel junto à comunidade cearense levando a universidade a assumir um novo perfil docente, em condições de competir com qualquer Instituição de Ensino Superior, o reitor lembrou ainda, que a cerimônia de outorga de grau é a mais importante de uma instituição universitária, pois representa a conclusão de anos de trabalhos acadêmicos de professores e estudantes.

A cerimônia terá como oradora docente Ana Augusta Ferreira de Freitas, professora do curso de Administração do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e, como oradora discente Nilce Almino de Freitas, concludente do curso de Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Os 418 concludentes são dos cursos de mestrados e doutorados pertencentes aos Centros de Ciências da Saúde (CCS); de Humanidades (CH); de Ciências e Tecnologia (CCT); de Estudos Sociais Aplicados (CESA); de Educação (CED); da Faculdade de Veterinária (FAVET); da Faculdade Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte.

Segundo estimativa da coordenadora do Cerimonial da Uece, Ana Paula Leite, cerca de 1.000 pessoas devem comparecer ao evento. A solenidade contará com as presenças do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, dos Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, de Planejamento, de Extensão, de Políticas Estudantis, de Graduação e de Administração, dos Diretores de Centros, de Faculdades, do Instituto Superior de Ciências Biomédicas, professores, servidores, alunos e demais autoridades.

03.05.2016

Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Ceará – Uece
Fátima Serpa – (85) 3101-9606
fatima.serpa@uece.br