Ceart é destaque no Dragão Fashion Brasil 2016

4 de maio de 2016 - 17:46

O legítimo artesanato cearense marca presença no Dragão Fashion Brasil 2016. O evento, que acontece a partir desta quarta-feira e segue até sábado (7) no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, contará com uma loja da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), coordenada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Em meio às novidades da moda, o público poderá conferir produtos artesanais variados.

Nesta quinta-feira (5), haverá, às 14h30, a abertura do 1° Seminário Latino-Americano de Moda, Cultura e Desenvolvimento, uma das novidades da 17º edição do evento. Na sexta-feira, será a vez do governador do Ceará, Camilo Santana, conferir, ao lado da primeira-dama, Onélia Leite Santana, as inovações da moda e a riqueza do nosso artesanato.

Com o tema “Sangue Latino”, o Dragão Fashion destaca, este ano, a Colômbia como exemplo do potencial criativo da América Latina. O 1º Seminário Latino-Americano de Moda, Cultura e Desenvolvimento proporcionará o intercâmbio entre saberes e experiências acerca da gestão do artesanato no Brasil e na Colômbia, além de discutir a aproximação entre artesanato e design. O governador Camilo Santana visitará o evento na sexta-feira à noite.

Interação com o público

Quem passar pelo Dragão Fashion Brasil 2016 poderá prestigiar as habilidades dos artesãos Graça do Crochê e Lima do Couro. Os artistas desenvolverão produtos aos olhos do público, durante os quatro dias do festival, das 16h às 23h, horário de funcionamento da loja da Ceart. O público também pode conferir a exposição de rendas de bilro, produtos em palha de carnaúba, esculturas, cerâmicas, madeiras, labirintos, arte popular, richelieu, dentre outros.

Multicultural

O Dragão Fashion Brasil (DFB) é um festival multicultural que movimenta diversas áreas do setor de serviços e vem se consolidando como referência nacional. Este ano, além do Seminário Latino-Americano, o evento realiza o I Encontro dos Cursos de Moda do Ceará, que vai reunir 600 alunos para debater a inclusão do ensino das tipologias artesanais na grade curricular. Outra ação que será apresentada é o Projeto LAB, parceria entre o DFB 2016 e as grandes empresas de varejo, cujo foco é a capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Ao longo dos quatro dias de evento, serão 32 desfiles autorais assinados por 22 criadores brasileiros e convidados, é destaque a presença do estilista mineiro, Ronaldo Fraga, que participará de uma mesa redonda com os cearenses Lindebergue Fernandes e Celina Hissa, da marca Catarina Mina e do Projeto Fia. O encerramento é com a palestra do especialista em mercado, Carlos Ferreirinha.

Selo Ceart

Lançado em setembro de 2015, pelo governador Camilo Santana e pela primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, o Selo Ceart é mais um serviço prestado aos artesãos cearenses para aumentar a competitividade dos produtos artesanais e o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência.

Serviço:

04 de maio, às 16h
05 a 07 de maio, a partir das 14h
Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza – Av. Vicente de Castro, Mucuripe

04.05.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline