Novo diretor do Hospital de Messejana toma posse

4 de maio de 2016 - 16:55

Aplaudido por uma plateia cheia de profissionais e gestores de saúde, entre eles, ex-diretores do hospital e ex-secretários da saúde, o novo diretor do Hospital de Messejana, Frederico Augusto de Lima e Silva, afirmou na solenidade de posse, na tarde desta terça-feira (3): “só posso prometer muito trabalho, diálogo e força para enfrentar os conflitos que possam surgir e firmeza para atingir objetivos da melhoria da saúde dos nossos pacientes”. Ele disse que aceitou o convite para ser diretor geral do HM, aos 68 anos quando já pensava em reduzir o ritmo de trabalho e brincar com os netos, porque enxergou no secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, “conhecimento de toda a rede de saúde, entusiasmo e brilho nos olhos, próprio dos sonhadores”.

Já o secretário Henrique Javi destacou que percebeu no ¨Dr. Fred¨, como é conhecido o novo diretor do HM, motivação e disse que “o ciclo de confiança seja fortalecido ainda mais na gestão e na construção da saúde melhor para todos”. Henrique Javi afirmou que é importante chamar cada um dos coordenadores de setores do hospital para juntos planejarem o Hospital de Messejana”. O secretário aproveitou a solenidade de posse para visitar as obras da unidade cardiopulmonar e já adiantou que nos próximos dias serão inaugurados oito leitos.

O secretário adjunto da Saúde do Estado e ex-diretor do HM, Marcos Gadelha, destacou entre outras caraterísticas do novo diretor do hospital, a liderança, que contribui para mover os profissionais no dia a dia do trabalho,com foco nos pacientes, e o alinhamento com a gestão da Sesa. O superintendente da Rede de Unidades da Sesa (SRU), Pedro Leão, disse que “estamos vivendo um momento de transição para viabilizar que a direção do hospital se debruce sobre a assistência, com programação, planejamento para garantir assistência digna aos pacientes. A unificação administrativa e financeira na SRU dos hospitais e unidades é para pensar o que fazer em conjunto e melhor pela saúde da população, mesmo com menos recursos”.

Quem é Fred Augusto de Lima e Silva

Com 68 anos de idade, ele conhece há 41 anos a assistência e gestão da saúde pública. ¨Dr. Fred¨  já foi diretor geral do Hospital de Messejana durante duas vezes. Na gestão, ele acumula diversas experiências tanto em nível estadual como em nível municipal. Foi secretário da Saúde do Estado, em 1990. Foi o primeiro superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado, em 1993. Ainda na rede pública estadual, foi diretor do Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) e diretor da Fundação de Saúde do Estado do Ceará (Fusec). Na gestão municipal, o novo diretor geral do Hospital de Messejana, viveu três experiências: secretário da saúde de Caucaia, secretário da saúde de Maracanaú e diretor do Hospital de Maracanaú. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, Frederico Augusto de Lima e Silva tem residência em cardiologia e residência em hemodinâmica. As duas residências pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Tem mestrado em saúde pública pela UFC e é coordenador da disciplina de Cardiologia da Faculdade Unichristus.

banner posse fred augusto hm 03

04.05.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / (85) 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Fotos: Arquivo Sesa

Assinatura coornenadoria matérias