CAR prorrogado: pequenos agricultores poderão se cadastrar até maio de 2017

5 de Maio de 2016

A Diretoria Florestal (Diflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) informa que uma nova Medida Provisória prorroga a inscrição do Cadastro Ambiental Rural de proprietários rurais com até quatro módulos fiscais. A MP Nº 724 publicada nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial estabelece que os pequenos agricultores poderão se cadastrar até cinco de maio de 2017. Segundo boletim informativo do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) relativo ao mês de março,  já foram cadastrados 31.755 imóveis no Estado do Ceará. Os números correspondem a 28,63% da área total a ser cadastrada.

Segundo a técnica da Diflo, Tereza Farias, a MP irá ampliar a inserção dos proprietários agricultores. “A medida é benéfica para os proprietários tendo em vista que o Código Florestal oferece apoio através do Poder Público. A falta deste registro impossibilita que o órgão ambiental responsável emita licenças e autorizações para os empreendimentos e todas as atividades que requerem supressão vegetal. Além disso, representa uma ação de cidadania, responsabilidade frente aos bens ambientais, sem contar que o agricultor fica impossibilitado de fazer financiamento”, disse a técnica da Semace.

De acordo com a MP, a prorrogação dos benefícios associados ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) vale apenas para as propriedades ou posses rurais com menos de quatro módulos fiscais, unidade de medida que varia de acordo com o município do país, indo de 5 a 110 hectares.

O Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) continuará disponível para todos os proprietários ou possuidores, contudo, os cadastros de imóveis com mais de quatro módulos fiscais que forem feitos após o dia 5 de maio deste ano não terão acesso aos benefícios vinculados ao PRA.

Atendimento no Ceará

 

 

CARCE

No Ceará, a Diflo da Semace tem atuado para ampliar o cadastramento dos pequenos agricultores no Estado. Nesta quarta-feira (4) técnicas da diretoria atenderam na sede da Semace em Fortaleza 10 proprietários rurais agendados dos municípios de Morrinhos, Morada Nova, Mulungu, Baturité, Ocara e Aracoiaba.

*Com informações do Serviço Florestal Brasileiro

05.05.2016

 
Ana Luzia Brito
Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554

Assinatura coornenadoria matérias