Juazeiro do Norte recebe nova cadeia pública

5 de maio de 2016 - 14:10

O equipamento tem cerca de 300 vagas e está localizado no bairro de Campo Alegre

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, inaugura na próxima sexta-feira (6), às 11h, a nova Cadeia Pública do município de Juazeiro do Norte. Com 272 vagas e investimento de R$ 9.844.130,00, o equipamento conta com 38 celas, salas de aula, consultórios para atendimento médico e de dentista, enfermaria, oficina para trabalho, sala multiuso, solarium, refeitório e lavanderia. A inauguração terá a presença da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, e de autoridades locais.

O novo equipamento está localizado na rua Francisco de Medeiros da Silva, s/n, no bairro de Campo alegre, em Juazeiro do Norte, e também possui bloco administrativo e área externa com local de vistoria de internos, defensoria, alojamento para agentes, policiais militares e presos no regime semiaberto, além de sete guaritas para policiais e estacionamento.

Quanto ao sistema de segurança, a cadeia está preparada com um equipamento de raio-x (para vistoria de comidas e outras encomendas para os internos), um portal detector de metais, duas raquetes portáteis para detecção de metais e seis rádios comunicadores.

Atualmente, há 246 presos recolhidos na cadeia. “A inauguração da nova unidade é uma das medidas que o Governo vem tomando para reduzir o excedente carcerário das unidades prisionais do Estado”, destaca o titular da Sejus, Hélio Leitão.

Mudanças

O prédio da atual Cadeia Pública será destinado a uma unidade prisional exclusivamente feminina com capacidade para 99 mulheres. A Secretaria da Justiça e Cidadania está em contato com os magistrados da região para que todas as mulheres presas na região, não somente em Juazeiro do Norte, possam também ser recebidas neste equipamento.  

Assim como no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), a unidade prisional feminina de Juazeiro do Norte contará com um espaço materno-infantil que faz parte de um convênio entre o Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça (Depen), o Gabinete da Primeira-Dama do Estado e a Sejus.

Equipado com cadeiras de amamentação, maca ginecológica, equipamento médico, geladeira para conservação de leite materno e berços, ele tem o objetivo de atender às internas grávidas e às mães e seus bebês.

Serviço:

Inauguração Cadeira Pública de Juazeiro

Data: 06/05, terça-feira
Horário: 11h
Endereço: Rua Francisco Medeiros da Silva, s/n, bairro Campo Alegre, Juazeiro do Norte

 

05.05.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
(85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara