Monitoramento eletrônico é expandido para interior do Estado

5 de maio de 2016 - 15:34

Região do Cariri será a primeira a receber as tornozeleiras eletrônicas. Previsão é levar para Sobral nos próximos meses

Internos do sistema penitenciário do Cariri poderão contar agora com o monitoramento eletrônico. A novidade tem início nesta sexta-feira (6), às 9h, com uma audiência realizada no auditório da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Juazeiro do Norte (Ciops). A iniciativa estreia o monitoramento eletrônico no interior do Estado. Cinquenta equipamentos serão disponibilizados para a região.

A primeira audiência vai ser conduzida pelo juiz Péricles Victor Galvão de Oliveira, titular da 2ª Vara de Execuções Penais, e terá a presença da vice-governadora Izolda Cela e do secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão. Três apenados serão apresentados à audiência para que o juiz decida ou não pelo benefício do tornozelamento.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado com Polícia Militar e Poder Judiciário da região.

“Com o monitoramento eletrônico, vamos atuar em duas frentes. A primeira é oferecendo uma alternativa ao encarceramento e a segunda é dar uma segurança aos magistrados em casos nos quais a pessoa pode sair da unidade prisional, mas ainda precisa de algum acompanhamento”, pontua o secretário da Justiça, Hélio Leitão. O titular da pasta completa que nos próximos meses quer replicar a ação em Sobral.

Após a audiência, os equipamentos ficarão disponíveis na sede da Cosipe Cariri. Havendo uma decisão pelo uso da tornozeleira, o juiz encaminha sua decisão para Cosipe que fará a instalação do equipamento. A central de monitoramento dos tornozelados do Cariri funcionará junto à central que acompanha os apenados da Região Metropolitana de Fortaleza.

Caso haja alguma violação, os agentes penitenciários do Cariri entrarão em contato com a Polícia Militar, que fará a busca desse monitorado.

Serviço:

Audiência para tornozelamento

Data: 06/05, terça-feira
Horário: 9h
Endereço: Ciops Juazeiro do Norte – av. do Agricultor, 01 – Salgadinho, Juazeiro do Norte.

05.05.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara