Políticas sobre Drogas: 20 municípios cearenses receberão programas de prevenção

5 de maio de 2016 - 19:13

Ações beneficiarão crianças e adolescentes de escolas públicas e suas famílias

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) conclui na próxima semana o roteiro de visitas aos 20 municípios a serem contemplados este ano com os programas federais de prevenção às drogas desenvolvidos pela pasta no Ceará. As ações são destinadas a alunos do ensino fundamental I e II, na faixa etária de seis a 14 anos, matriculados em estabelecimentos da rede pública, além de seus familiares.

As visitas às diversas cidades visaram à realização de encontros de pactuação entre as gerentes dos programas de prevenção no âmbito da SPD e os secretários locais de Educação, Assistência Social, Saúde e Cultura, bem como membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod), para a efetivação das ações em cada uma das localidades a partir de junho próximo. 

A coordenadora do projeto Juventude do Futuro da SPD, Natália Alexandre, explica que os programas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes serão levados aos diversos municípios graças à parceria da SPD com os ministérios da Saúde e Justiça e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). A ideia é desenvolver as ações preventivas nas escolas, alcançando crianças, adolescentes e suas famílias. Concluídas as pactuações, o momento seguinte será a capacitação dos profissionais que desenvolverão os programas junto ao público-alvo.

O Ceará foi o primeiro Estado a implantar os programas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, simultaneamente, em 10 municípios do interior em forma de projeto-piloto, a partir do segundo semestre de 2015. Este ano, as localidades voltarão a receber os programas, que serão ampliados para mais 10 cidades cearenses.

Com a ampliação do número de municípios beneficiados, deverão ser atendidos cerca de seis mil alunos do ensino fundamental I e II de 60 escolas estaduais. Além disso, serão formalizadas 50 equipes do programa Famílias Fortes para ações em diferentes contextos comunitários.

À lista de municípios favorecidos em 2015 (Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Crateús, Quixeramobim, Camocim, Tianguá, Sobral, Caucaia e Aracati), foram acrescidas este ano as seguintes cidades: Crato, Icó, Massapé, Acopiara, Eusébio, Russas, Maranguape, Itapipoca, Viçosa do Ceará e Beberibe.

05.05.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Sectretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br