Agenda Fortaleza: Beira Mar ganha mais segurança com inauguração de central de monitoramento e pontos de policiamento

6 de maio de 2016 - 18:09

Melhorias estão distribuídas entre a orla da Praia de Iracema até a Beira Mar, no Mucuripe, compreendendo seis quilômetros. Governador Camilo Santana e prefeito Roberto Cláudio participaram da instalação dos equipamentos

web CG3777Fazendo parte das ações contínuas do Pacto por um Ceará Pacífico, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza entregaram, na manhã desta sexta-feira (6), três equipamentos de segurança e atendimento, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. Considerado como um dos principais cartões-postais de Fortaleza, a orla recebe agora postos de policiamento e atendimento ao turista, além de uma nova Central de Monitoramento no Novo Mercado dos Peixes.

“Não vamos conseguir mudar a realidade da segurança pública sozinhos, pois é preciso trabalharmos na prevenção. Começamos isso já no grande Vicente Pinzon, com uma forte presença do Estado. São ações e equipamentos de serviços web CG3799garantindo o acesso básico a cultura, esporte, urbanização, entre outros. Isso faz parte de um plano de segurança, mas também de cidadania em uma das áreas mais lindas e privilegiadas do nosso Estado”, ressaltou o governador Camilo Santana que, anteriormente, havia visitado os dois postos de policiamento na Beira Mar, localizados na antiga Casa do Turista, em frente ao Coco Bambu e o segundo, em frente ao Náutico.

Os postos servirão de ponto fixo e apoio na área para a Polícia Militar e Guarda Municipal. Além do serviço de atendimento ao turista, oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), com informações bilíngues e internet.

web MVS4563Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, a iniciativa traz impactos não só na melhor recepção dos moradores e turistas, mas principalmente na economia gerada com o ponto turístico. “A Beira Mar é um dos nossos principais patrimônios naturais. É onde se gera também grande parte dos empregos e renda da Capital e do Estado. A Beira Mar não diz respeito de quem só vive nela, mas também a todos da cidade. É um ponto de lazer democrático e, boa parte do sucesso do local depende de uma orla moderna, segura e cidadã”, reforçou.

Centro de Monitoramento na Beira-Mar

web MVS4488Ao final, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Claudio inauguraram a Central de Monitoramento da Beira Mar, localizado no Novo Mercado dos Peixes. O sistema de monitoramento conta com 30 câmeras “speed dome”, que possuem função giratória, com alcance de até 300 metros e que perfazem um giro de 360 graus. Os equipamentos serão distribuídos entre a orla da Praia de Iracema até a Beira Mar, no Mucuripe, compreendendo 6 km. As imagens serão acompanhadas 24 horas, em tempo real.

A Central vai contar com, no mínimo, quatro profissionais acompanhando as câmeras por 24 horas – dois analistas de imagens, um policial militar e um guarda municipal – todos com radiocomunicação direta com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Além dos profissionais do equipamento, o policiamento segue na região através do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e das demais companhias da segurança pública e Guarda Municipal.

Segundo o secretário Delci Teixeira, da Segurança Pública e Defesa Social, os equipamentos inaugurados trarão ainda mais o conforto e a sensação de segurança para um dos locais mais visitados da Capital. “Isso só foi possível graças a uma importante parceria e compreensão de diversos órgãos e iniciativa privada. Certamente, este equipamento para toda essa região terá um grande valor e significado. A ideia é que, com a parceria ainda mais abrangente, possamos ter acesso a outras câmeras de hóteis, pousadas, albergues, entre outros”, adiantou o secretário.

Os equipamentos são frutos da parceria do Governo do Estado, através da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), ligada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor); e iniciativa privada, através da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE).

Participando da inauguração, também estiveram presentes o secretário de Estado Arialdo Pinho (de Turismo); o secretário municipal de Fortaleza, Erick Vasconcelos; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Ceará (ABIH-CE), Darlan Teixeira, além de vereadores, moradores, pescadores e turistas que visitavam o local.

06.05.2016

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Foto: Marcos Studart/Carlos Gibaja

Assinatura coornenadoria matérias