Ceará recebe R$ 4,6 milhões para ampliação do Projovem

6 de maio de 2016 - 12:11

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens ganha impulso no Ceará com a destinação de mais de R$ 4,6 milhões para a ampliação da iniciativa no Estado. O recurso foi repassado após série de articulações do Governo do Estado, através da Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude, junto à Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).

O secretário nacional, Jefferson Lima, conheceu de perto a realidade cearense, em recente visita ao Estado. Ele ressaltou a necessidade de uma relação mais próxima da Secretaria Nacional com as gestões municipais e estaduais, e da construção de uma sintonia estratégica para que a política de juventude possa ser mensurada valorizando as especificidades de cada Estado ou município.

Para Lima, “não existe a menor condição de construção de uma política de juventude eficaz e fortalecida com gestores municipais e estaduais distantes e sem sintonia com o que a nacional está produzindo”. Os encontros permitiram ao secretário conhecer a realidade do Ceará e apresentar o que o Governo Federal formula para a juventude, como por exemplo o programa Identidade Jovem, que tem início em agosto e atenderá uma média de 18 milhões de jovens cadastrados no CadÚnico.

O coordenador Especial de Políticas de Juventude, Davis Barros, destaca a garantia da continuidade do Projovem no Estado e a importância do alinhamento das ações nos diversos níveis da política para a juventude, desde o plano nacional até as cidades cearenses que desenvolvem as ações.

Jefferson aponta o Plano Juventude Viva como ação prioritária dessa convergência, que visa a analisar dados referentes à morte dos jovens, em sua maioria negra e de periferia, e que, no caso do Ceará, possui relação com atividade que a Coordenadoria desenvolve junto às torcidas organizadas, espaço que reúne muitos dos jovens que o programa atende e procura empoderar. “Não podemos dialogar a vida dos jovens sem discutir nosso modelo de repressão às drogas, de criminalização das periferias e segurança pública desconectada com os municípios”, finaliza Jefferson Lima.

06.05.2016

Luciane Reis
Assessoria de Imprensa da Cojuv
idt.luciane.reis@gabgov.ce.gov.br / 3133.3737 / 99961.6162