Hospital César Cals forma primeira turma de residentes multiprofissionais

6 de maio de 2016 - 15:23

Ao todo, foram dois anos de aprendizado, de troca de experiências e aplicação dos conhecimentos científicos. A primeira turma da Residência Integrada em Saúde (RIS), com ênfase em neonatologia e enfermagem obstétrica, do Hospital Geral Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, será encerrada com uma solenidade especial dedicada aos participantes e profissionais,  na segunda-feira (9), às 9h, no auditório do Centro de Estudos do HGCC.

A solenidade vai contar com uma programação voltada para o destaque de tudo o que foi realizado ao longo da jornada de 5762 horas dedicadas à pratica dos conhecimentos em obstetrícia e neonatologia, com atuação dos profissionais selecionados nas áreas de fisioterapia, serviço social, enfermagem e psicologia. Estarão presentes os representantes das coordenações da RIS, preceptoras de cada área de atuação, representantes da Escola de Saúde Pública do Ceará, além do chefe do serviço de obstetrícia do HGCC.

De acordo com Lorena Landim, uma das preceptoras da residência, os 14 residentes foram inseridos no contexto hospitalar e passaram a atuar nos diversos serviços da unidade. Durante os dois anos, os residentes desenvolveram atividades diversas, como educação em saúde, assistência ao parto normal, produção de conhecimento científico, participação em eventos científicos, entre outros.

Muitas ações foram criadas para favorecer os pacientes durante e depois do tratamento no hospital, como o grupo de educação em saúde Recriar-se, que realiza encontros por meio de uma perspectiva multidisciplinar, com promoção de palestras e momentos de diálogos nos quais são possibilitadas trocas de experiências sobre os cuidados neonatais; o apoio ao Núcleo de Atenção à Saúde da Adolescente Gestante (NASA) e as contribuições aos Grupos Psicoterapêuticos com as mães dos bebês internados. Foram realizadas ainda as visitas domiciliares às mães doadoras de leite humano, com o intuito de fortalecer as políticas de aleitamento materno.

Com a finalização da primeira turma, o Hospital César Cals continua inserido no programa como unidade formadora. O HGCC possui ainda 12 alunos em plena atuação nas áreas de enfermagem neonatal e obstétrica, psicologia, fisioterapia e serviço social. A Residência Integrada em Saúde no HGCC tem a duração de dois anos e faz parte de um convênio entre o hospital e a Escola de Saúde Pública (ESP), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, financiada pelo programa de Residência em Saúde do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Os residentes ingressaram por meio de um processo seletivo conduzido pela ESP e as respectivas unidades onde atuarão.

SERVIÇO

Solenidade de encerramento da primeira turma de residência integrada em saúde

Local:  auditório do Centro de Estudos do HGCC – avenida Imperador, 372, Centro, Fortaleza.
Data: 09/05
Hora: 9 horas

06.05.2016

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

 

Assinatura coornenadoria matérias