Secretaria da Saúde capacita profissionais sobre plantas medicinais e fitoterápicos

6 de maio de 2016 - 18:46

Estão abertas as inscrições para o II Seminário de Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos que será realizado no dia 18 de maio, pelo Núcleo de Fitoterápicos (Nufito), da Secretaria da Saúde do Estado, na Casa José de Alencar, das 8 às 17 horas. Com 150 vagas disponíveis, o seminário é para os profissionais de saúde que trabalham com plantas medicinais e fitoterápicos nas Farmácias Vivas do Estado do Ceará. As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (85) 3101-4364 e 3101-4187 ou pelo e-mail fitoterapianufito@gmail.com.

Na programação, palestras, depoimentos e trocas de experiências sobre as farmácias vivas, hortos polos e arranjos produtivos locais com plantas medicinais e fitoterápicos; práticas integrativas e complementares; cultivo de plantas medicinais, além da apresentação e discussão sobre a vida e obra do Prof. Francisco José de Abreu Matos, idealizador do Projeto Farmácias Vivas.

Quando bem utilizadas e administradas por profissionais capacitados, as práticas naturais e complementares de saúde podem trazer grandes benefícios. O Nufito presta apoio técnico-científico e faz capacitação de pessoal para promover a fitoterapia em saúde pública no Ceará. As 30 espécies que integram a Relação Estadual de Plantas Medicinais (Replame) produzem fitoterápicos indicados como tranquilizantes, broncodilatadores, antissépticos, cicatrizantes, antiinflamatórios entre outras indicações. Plantas tradicionais da flora regional já são utilizados na produção dos fitoterápicos, entre elas babosa, capim santo, eucalipto, pau d’arco, confrei, romanzeira, malvariço, malva santa, alfavaca, aroeira, maracujá e goiabeira.

Pioneirismo

O Ceará foi pioneiro na regulamentação utilização, pelo SUS, de plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia. Decreto publicado no Diário Oficial do Estado, em janeiro de 2010, autorizou a Secretaria da Saúde “a implantar a política de incentivo à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a produção e a inovação de produtos fitoterápicos, a partir da biodiversidade regional”. A política abrange plantas medicinais nativas e exóticas adaptadas, amplia as opções terapêuticas aos usuários do SUS, e ainda prioriza as necessidades epidemiológicas da população.

II Seminário de Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Inscrições abertas: (85) 3101-4364/ 3101-4187 e-mail fitoterapianufito@gmail.com
Dia do seminário: 18 de maio de 2016
Horário: 8 às 17 horas
Local:  Casa José de Alencar – Av. Washington Soares, 6055, Messejana

 

 

06.05.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Assinatura coornenadoria matérias