Aniversários: Antonina do Norte, Palhano e Ibaretama são homenageadas

8 de Maio de 2016

O dia 8 de maio de 2016 marca a comemoração do aniversário de três municípios cearenses: Antonina do Norte, Palhano e Ibaretama, que completam os mesmos 58 anos. Antonina do Norte, localizada no Centro-Sul, está distante em 473 km de Fortaleza. É uma cidade com 6.984 habitantes, segundo o censo de 2010, e que tem a economia baseada na agricultura, pecuária e indústria. Seus limites municipais são Saboeiro, ao Norte; Tarrafas, a Leste; Assaré e Campos Sales, ao Sul e Aiuaba, a Oeste.

 

Palhano, com 8.866 habitantes (IBGE 2010), é um município pertencente à região do Baixo Jaguaribe cearense, a 127 km da capital. Limitando-se com as cidades de Aracati, Beberibe, Itaiçaba, Jaguaruana e Russas – Palhano tem uma curiosidade em sua economia: no município circulam as moedas de Real, em circulação em todo o país, e a “Castanha”, moeda de circulação local, oriunda do Banco Popular.

 

Já Ibaretama, cuja economia baseia-se na agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar e castanha de caju) e pecuária (bovino, ovino, caprino, suíno e avícola), é uma cidade com uma população de 12.922 pessoas e está encravada no Sertão de Quixeramobim, onde faz limite com Itapiúna, Aracoiaba, Ocara, Morada Nova e Quixadá. Extrativismo de madeira, manufatura de redes, bordados e chapéus de palha e couro, bem como extração mineral e piscicultura – são outras fontes de renda para Ibaretama. 130 km separam o município de Fortaleza.

 

O Governo do Estado prossegue com as homenagens. Antonina do Norte, Palhano e Ibaretama recebem os vídeos com os hinos dos municípios, ilustrados com imagens que caracterizam as cidades. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

 

 

 

 

 

A todos os antoninenses, palhanenses e ibaretamenses, os nossos parabéns!

 

 

08.04.2016