Políticas sobre Drogas: Conselhos serão criados no litoral Leste

9 de Maio de 2016

A realização de encontros para estimular a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) é a finalidade da visita que técnicas da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) realizam de hoje (9) até a próxima quarta-feira no litoral Leste do Estado.

Serão percorridos os municípios de Marco, Cruz e Bela Cruz. Por ocasião das visitas, as técnicas Cláudia Baima e Adriele Vieira coordenarão rodas de conversa e mobilizações para a instalação dos Compods locais. As reuniões contarão com a participação de lideranças locais no âmbito comunitário e governamental.

A secretária Aline Bezerra, titular da SPD, destaca a implantação de Compods como uma ação estratégica para a pasta para a efetivação de uma política pública sobre drogas com a participação popular nas diversas localidades cearenses.

Atualmente, o Ceará conta com 86 conselhos formalmente instituídos, sendo 21 deles criados na gestão da SPD, iniciada em março de 2015. O Compod é um órgão consultivo, de deliberação coletiva e natureza paritária, que atua como instância de assessoramento ao governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas.

Cabe ao Compod de cada localidade a realização de reuniões periódicas e a realização de articulações com políticas afins para o fortalecimento de ações nos eixos de prevenção, acolhimento/tratamento e reinserção social e profissional de usuários de drogas previstas no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas das respectivas cidades onde atuam.

Para maiores informações sobre a implantação de um Compod, entre em contato com a Coordenadoria de Interlocução intersinstitucional (Cointer) da SPD pelo telefone (85) 3101.2662.

06.05.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
3238.5090  comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spc.ce.gov.br