Seminário prepara profissionais sobre estratégia de segurança alimentar

10 de maio de 2016 - 13:06

As práticas alimentares saudáveis são estratégias importantes para o enfrentamento dos problemas alimentares e nutricionais. De acordo com Vilma Oliveira, nutricionista do Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado, os cuidados com a alimentação são fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida. “O problema hoje é a alimentação não-saudável, principalmente na infância, por ser um grupo vulnerável. Consumo de refrigerantes, biscoitos recheados, alimentos instantâneos e industrializados com excesso de gordura e sal, guloseimas, ainda são um agravo na rotina alimentar das crianças”, diz. Para atualizar os profissionais da atenção primária sobre estratégias de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional, a Sesa realiza, nesta terça-feira (10) e na quarta-feira (11), o II Seminário de Atualização do Programa Bolsa Família e Ações de Alimentação e Nutrição no SUS, das 8h30 às 17 horas, na Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato.

O seminário reunirá 80 profissionais da atenção primária da Macrorregião de Saúde do Cariri, entre coordenadores dos Programas Bolsa Família, NutriSUS, Saúde na Escola, Academia da Saúde, Suplementação de Vitamina A e Suplementação de Ferro, além de nutricionistas e enfermeiros. Segundo Vilma Oliveira, nas últimas décadas, observa-se o aumento do excesso de peso em todas as camadas da população (crianças, adolescentes, adultos e idosos), apontando para um novo cenário de problemas relacionados à alimentação e nutrição, marcado pela dupla carga da insegurança alimentar. “A participação dos coordenadores dos programas que integram as ações e estratégias de enfrentamento à insegurança alimentar saudável é fundamental para a organizar a atenção nutricional nos municípios”, enfatiza.

Na 2ª vigência de 2015, o percentual de acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no Ceará, nas condicionalidades de saúde, foi o maior em valor registrado, quando comparado aos outros estados, o que corresponde a 82,6% (757.260) das famílias acompanhadas. Esse resultado favorece a execução da política de alimentação e nutrição para a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, vigilância alimentar e nutricional, além da prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. “Nós vamos trabalhar também nesse seminário a vigilância nutricional. Vamos capacitar os profissionais da atenção básica para orientar as famílias dentro do contexto social delas, unindo a alimentação saudável à prática da agricultura familiar, por exemplo”, ressalta Vilma Oliveira.

Os seminários de atualização das ações de alimentação e nutrição fazem parte do cronograma de ações estratégicas do Governo do Estado no enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional. A proposta é qualificar os profissionais da atenção primária que trabalham nas cinco macrorregiões de saúde do Estado. O primeiro seminário ocorreu nos dias 14 e 15 de abril, na capital, com a participação dos coordenadores e técnicos das regiões de Fortaleza, Sertão Central e Litoral Leste/ Jaguaribe. O próximo será nos dias 9 e 10 de junho, no Centro de Educação à Distância, em Sobral, para a Macrorregião de Saúde de Sobral.

Serviço:

II Seminário de Atualização do Programa Bolsa Família e Ações de Alimentação e Nutrição no SUS
Dias: 10 e 11 de maio de 2016
Horário: 8h30min às 17 horas
Local: Universidade Regional do Cariri (Urca) – Rua Cel. Antônio Luis, 1161, Pimenta, Crato/CE

Programação

Dia 10

8h30 – Credencimento
9h – Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN)
10h – Programa Bolsa Família (PBF)
11h – Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA)
12 – Almoço
13h30 – NutriSUS
14h30 – Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF)
15h – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)
15h30 – Discussão
17h – Encerramento

Dia 11

8h30 – Acolhimento
9h – Lançamento do Guia Alimentar para a População Brasileira
10h – Programa Saúde na Escola (PSE)
11h – Programa Academia da Saúde
12h – Almoço
13h30 – Linha de Cuidado do Sobrepeso e da Obesidade
14h – PAA-Leite
15h30 – Pacto Federativo para a Alimentação Saudável
16h – Avaliação
17h – Encerramento

10.05.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Assinatura coornenadoria matérias