Semace: Teleférico do Caldas será tema de audiência pública em Barbalha

11 de maio de 2016 - 16:01

O Teleférico do Caldas, localizado no município de Barbalha, projeto do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, será tema de audiência pública presidida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta quinta-feira (12), no auditório da Câmara Municipal de Barbalha. Na ocasião, a população local terá a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre os estudos ambientais da obra que interligará a Vila do Caldas ao Mirante do Cruzeiro, de onde se pode contemplar o Vale do Salamanca, Centro Histórico de Barbalha, além de permitir uma vista privilegiada da encosta da Chapada do Araripe.

Avaliado em R$ 12 milhões, o equipamento comportará quatro duplas de cadeiras de ida e volta, trajeto de 550 m e subida de 180 m de uma estação para outra. O teleférico terá velocidade normal de 1,4 m/seg e capacidade de comportar 660 pessoas por hora. Ainda para o projeto estão previstos um borboletário e uma praça, localizados no Mirante do Cruzeiro. A proposta de implantação é pautada pela premissa de que não será apenas um meio de transporte, mas um meio de visualização de toda a magnitude da Chapada do Araripe, permitindo a interação das pessoas com as funções ambientais das unidades de conservação e promovendo de forma direta ações de educação, proteção, preservação, conservação do bioma.

Para o superintendente da Semace, Ricardo Araújo, o projeto está dentro dos parâmetros da legislação e seus impactos ambientais serão mínimos. Entre os pontos positivos apresentados pela Secretaria das Cidades, no Relatório de Impacto Ambiental-RIMA do projeto, estão “o aumento da renda familiar das inúmeras pessoas ligadas direta e indiretamente pelo empreendimento, além de despertar nos visitantes o interesse pela conservação dos recursos naturais a partir da contemplação das belezas cênicas, palestras de educação ambiental e exposição dos resultados obtidos dos projetos dos entes da iniciativa pública, privada ou de organizações não governamentais (ONG’s) existentes na região”.

O RIMA está disponível para consulta em: http://www.semace.ce.gov.br/wp-content/uploads/2012/01/3-RIMA-TELEF%C3%89RICO.pdf

Serviço:

Audiência Pública para apresentação dos estudos ambientais do Teleférico do Caldas em Barbalha-CE
Data: 12 de maio de 2016 (quinta-feira)
Local: Auditório da Câmara Municipal de Barbalha/CE, localizada na Rua 7 de Setembro, 78 – Centro – Barbalha-CE.
Horário: 14 horas

11.05.2016

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov
(85) 3101-5554