SAMU 192 Ceará realiza homenagem a profissionais de enfermagem

12 de maio de 2016 - 20:00

“Quem escolhe uma profissão dentro da área da saúde já traz por si só uma marca especial. O profissional de enfermagem tem essa capacidade, esse zelo de incluir, como o cuidado de mãe”, ressaltou o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, na abertura do 1º Encontro de Enfermagem do Samu 192 Ceará, na manhã desta quinta-feira (12). Javi destacou  a importância do atendimento integrado na rede pública de saúde do Ceará e o trabalho desempenhado pelos profissionais nos serviços de urgência e emergência. Com a expansão, o Samu 192 está presente em 128 municípios e tem a força de trabalho de 590 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros e técnicos. O encontro, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no Eusébio, dura todo o dia. 

banner emergencia 01O 1º Encontro de Enfermagem marca o Dia Mundial do Enfermeiro (12 de maio) e antecipa o Dia do Auxiliar e Técnico em Enfermagem (20 de maio). Palestras, homenagens, atração artística, exposição de livros e serviços de vacinação e estética fazem parte do cronograma do evento. Participam das atividades, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e coordenadores do SAMU 192 Ceará. “É uma forma de agregar, de acolher os profissionais, de reconhecer o trabalho deles, disse Rilma Nunes, coordenadora de enfermagem do serviço.

Durante a programação nesta manhã, além do secretário da Saúde do Estado, participaram o coordenador geral do SAMU 192 Ceará, João Vasconcelos; o coordenador de enfermagem da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Edvaldo Flexa; o coordenador médico do Cioaper, Paulo Arruda, e a fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, Marylin Rabelo.

banner emergencia 06Dos 30 anos de profissão, 22 deles trabalhando no Hospital Geral de Fortaleza e quatro no SAMU 192 Ceará, a enfermeira Aparecida Rocha, 56 anos, já se prepara para se aposentar, mas com sentimento de dever cumprido. “Estou me aposentando com muito vigor. Sou muito entusiasta, amo a Enfermagem. E trabalhar no SAMU 192 Ceará é prazeroso demais, porque primeiro é o cuidado que você presta àquelas vítimas em situações de desespero, de dor, e pode fazer o melhor por eles, até interceder e orar, tranquilizar a família. Você não trabalha só o socorro à vítima, mas cuida da família também. É muito gratificante ver que as pessoas confiam muito, nos veem como anjos”, falou.

O SAMU 192 Ceará realiza atendimentos de naturezas diversas, como às vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo e armas brancas, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. Também é acionado para a realização de atendimento de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Aparecida Rocha também coordena a implantação da Linha de Cuidados em AVC, do Ministério da Saúde, no SAMU 192 Ceará. Segundo a enfermeira, 27 oficinas já foram realizadas em 17 municípios cearenses e capacitados 585 profissionais da equipe assistencial do serviço (socorrista, enfermeiro, técnico de enfermagem e médico). “Todos os profissionais do SAMU já estão atendendo AVC. O primeiro atendimento é de fundamental importância, faz a diferença no trauma, em todos os casos. A técnica é tudo, então nós trabalhamos no NEP (Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Ceará) que está aperfeiçoando o nosso atendimento. Com o trabalho em equipe é possível fazer muito pelo paciente”, afirmou.

Quando ligar para o SAMU

banner emergencia 02O atendimento do SAMU Ceará 192 funciona todos os dias da semana e todas as horas, até de madrugada e nos feriados.  Antes do SAMU 192 Ceará só havia SAMU em Fortaleza e em Sobral, ambos com gestões municipais. O SAMU presta socorro em qualquer lugar. O paciente pode estar na residência, no local de trabalho, em vias públicas. Basta ligar para o 192. A ligação é gratuita. Quando o SAMU recebe a ligação, um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização das vítimas, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24hs) e assim garante atendimento rápido com menos riscos de sequelas e redução de óbitos ao socorro precoce.

12.05.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Assinatura coornenadoria matérias