SPD conclui segundo ciclo de monitoramento de comunidades terapêuticas

12 de maio de 2016 - 15:18

Quatro outros ciclos serão realizados até o final de 2016

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) concluiu o 2º Ciclo de Monitoramento de 2016 nas 20 Comunidades Terapêuticas (CTs) conveniadas com a pasta e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

O trabalho foi iniciado em março passado sob a responsabilidade de técnicas da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. O objetivo foi avaliar a estrutura oferecida para acolhimento dos usuários de drogas que buscam recuperação, incluindo itens como higiene, limpeza, alimentação, oferta de atividades de autocuidado e documentação, dentre outros.

As comunidades terapêuticas são espaços dedicados a receber pessoas dependentes de álcool e outras drogas. O tempo ideal de permanência varia de seis a nove meses, conforme a situação de cada pessoa, podendo durar, no máximo, 12 meses.

No período de acolhimento, são realizadas atividades recreativas voltadas à espiritualidade e autocuidado e outras ações que favoreçam o retorno da pessoa à sociedade, a exemplo de cursos de qualificação profissional. As atividades ampliam as oportunidades de melhoria da autoestima e de reinserção no mercado de trabalho.

A titular da SPD, a secretária Aline Bezerra destaca que o monitoramento é um trabalho constante da pasta para assegurar o atendimento adequado e a oferta de serviços de qualidade aos acolhidos nas comunidades terapêuticas. Segunda ela, ainda serão realizados quatro ciclos de monitoramento até o final de 2016.

Seleção

A SPD aguarda parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para a realização de processo de seleção de CTs. O objetivo é dispor de unidades de acolhimento em todas as macrorregiões do Ceará, além da ampliação do número de vagas. Atualmente, o Sistema Acolhe Ceará dispõe de 572 vagas nas CTs. A maioria está localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

12.05.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 / 3238.5090 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br