Com apoio da Funcap, professor da UFC apresentará pesquisa sobre Telecomunicações em conferência na Grécia

13 de maio de 2016 - 13:04

O professor de Engenharia da Computação do campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), Daniel Benevides da Costa participará, com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da 23ª Conferência Internacional em Telecomunicações, a ser realizada entre os dias 16 e 18 de maio em Tessalônica, na Grécia (http://ict-2016.org/). O evento contará com palestras plenárias, tutoriais, workshops e sessões regulares e especiais.

O pesquisador apresentará o artigo “MISO TAS Wiretap Channels with Jamming and Noise at the Eavesdropper”. O trabalho trata da segurança de redes sem fio em um sistema com múltiplas antenas e utiliza um conceito emergente na comunidade científica, chamado Physical Layer Security. “A ideia chave é explorar as características espaço-temporal do meio de transmissão e, através do uso de ferramentas oriundas da Teoria da Informação, garantir o sigilo da informação durante a comunicação entre nós de uma rede sem fio”, explica Daniel Benevides.

A 23ª edição do evento conta com o tema “Expansion to Small”, cujo objetivo é chamar a atenção da comunidade de pesquisadores para a enorme expansão prevista dos sistemas de comunicação por meio de pequenas arquiteturas e dispositivos. É esperado que as comunicações de pequena escala vão diminuir ao nível molecular, levando as comunicações da próxima geração a impulsionar a rede Big Data, a Internet das Coisas e as aplicações eficientes de energia sustentável.

13.05.2016

Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (Funcap)
Telefone: (85) 3275-9629
www.funcap.ce.gov.br
Twitter: @FuncapCE

Assinatura coornenadoria matérias