QualificaAPSUS capacita 1,5 mil profissionais das regiões de Sobral e Limoeiro

16 de maio de 2016 - 13:43

O Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (QualificaAPSUS Ceará), da Secretaria da saúde do Estado, chega às regiões de Saúde de Sobral e Limoeiro do Norte. Nesta terça-feira (17), a Sesa realizará, nas duas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), solenidade para o lançamento do projeto e assinatura do Termo de Cooperação Técnica com 24 municípios da região de Sobral e 10 da região de Limoeiro do Norte que aderiram ao QualificaAPSUS Ceará. As oficinas regionais começam no mesmo dia, com a participação de 1,5 mil trabalhadores da atenção primária dos 34 municípios das duas regiões de Saúde, que se reunirão para discutir a rotina de trabalho.

Além de nove encontros regionais, entre oficinas e cursos complementares, os municípios implantarão o sistema de tutoria na Atenção Primária à Saúde para apoiar a organização dos processos nos territórios. É o mesmo modelo de capacitação aplicado na região de Saúde de Tauá, pioneira na implantação do projeto, que já realizou quatro oficinas regionais com alinhamento conceitual para os 220 trabalhadores da atenção primária dos quatro municípios da região. Em junho, a região inicia a capacitação para estratificação de risco de hipertensos, diabéticos, crianças menores de dois anos e gestantes.

As regiões de Saúde de Baturité e Canindé se preparam também para fazer o lançamento do projeto e iniciam em junho as oficinas regionais com 500 participantes. Além dessas, fizeram adesão ao QualificAPSUS Ceará as regiões de saúde de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Russas, Aracati, Crateús, Quixadá e Crato. A Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (COPAS/SESA) em processo de discussão do projeto com os prefeitos e secretários de saúde dos municípios das demais regiões de Saúde, para a formalização da adesão ao QualificaAPSUS Ceará.

O Projeto QualificaAPSUS Ceará, lançado pela Secretaria da Saúde do Estado em janeiro deste ano, com o objetivo de subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção. As oficinas estaduais para formação de facilitadores do projeto contam com a participação de 400 pessoas, dentre secretários e coordenadores municipais de atenção primária. Em abril, foi realizada a quarta oficina com a presença do consultor Eugênio Vilaça, e já está agendada a próxima oficina, nos dias 24 e 25 de maio, que tratará das ações de prevenção e gerenciamento dos microprocessos de risco, iniciando pela imunização, esterilização, higienização e limpeza da Unidade Básica de Saúde, e coleta de exame citopatológico de colo uterino.

O processo de implantação do novo modelo de atenção à saúde no Ceará contará com o Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que atribuirá os selos bronze, prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados das unidades básicas de saúde. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutores.

Mais informações com o Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (NUAP/COPAS):

(85) 3101.5265/ 3488.2135 / 3101.5155 / qualificaapsusce@gmail.com

16.05.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Assinatura coornenadoria matérias