SisAcolhe chega a mais Comunidades Terapêuticas conveniadas

16 de maio de 2016 - 16:11

Sistema de informação utiliza biometria

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) prossegue, esta semana, com o processo de implantação do Sistema SisAcolhe em Comunidades Terapêuticas (CTs) conveniadas com a pasta.

A ação envolve a instalação da infraestrutura necessária para o recebimento do sistema informatizado e, ainda, a oferta de treinamento sobre a ferramenta para os profissionais que realizam o atendimento a usuários de drogas nas instituições. Serão eles os responsáveis pela operacionalização do SisAcolhe.

A capacitação é realizada por profissionais das coordenadorias de Tecnologia da Informação (Cotic) e de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD, que também acompanham a rotina de atendimentos nas CTs com o objetivo de dirimir dúvidas sobre o sistema.

Até o final deste mês, a implantação do sistema acontecerá nas seguintes instituições: CT Renata Couras, CT Atos e CT Ágape, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A expectativa é levar a ferramenta para todas as CTs conveniadas, 20 ao todo, até o final do primeiro semestre de 2016. Num segundo momento, o SisAcolhe chegará aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) localizados em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF).

O SisAcolhe é um sistema de informação que viabiliza o controle, acompanhamento e unificação de dados (cadastro único), através de biometria, dos usuários dos diversos programas e projetos desenvolvidos pela SPD. Dentre os principais benefícios da ferramenta estão a regulação das vagas para as CTs, coleta de dados epidemiológicos sobre usuários de drogas e monitoramento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

16.05.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

 

Assinatura coornenadoria matérias