Municípios no Cariri avançam na elaboração dos Planos de Saneamento

17 de Maio de 2016

Os municípios da bacia do Salgado, operados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), avançam na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Dos 22 municípios da região onde a Cagece atua, 11 já concluíram os planos de saneamento e outras nove cidades já estão em andamento.

A Cagece tem apoiado e participado da elaboração dos planos nos municípios onde atua. Para isso, designou uma equipe técnica específica para prestar suporte na elaboração dos planos de saneamento junto a estes municípios.

Exigidos pela Lei Federal de Saneamento Básico nº 11.445/2007, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é resultado de um conjunto de estudos que tem como objetivo identificar a atual situação dos municípios e planejar ações e alternativas para a universalização dos serviços de saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana).

De acordo com a Lei, os municípios têm até o final de 2017 para concluir seus planos. Quando aplicados, os planos são uma garantia de melhorias no saneamento, na saúde pública e segurança para o meio ambiente.

Por sua vez, além de oferecer serviços técnicos, a Cagece tem se empenhado por meio de trabalhos informativos e educativos acerca do tema. Em fevereiro deste ano, por exemplo, a companhia disponibilizou a publicação “Saneamento Básico – desafios e reflexos na saúde pública da Região do Cariri”, que tem por objetivo discutir a importância do saneamento básico na promoção da qualidade de vida da população. A publicação foi motivada pela Campanha da Fraternidade Ecumênica, que este ano traz o assunto como tema principal.

Serviço

Municípios com planos de saneamento básico concluídos

Altaneira, Barbalha, Barro, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Municípios com planos de saneamento básico em elaboração

Abaiara, Baixio, Cedro, Jati, Lavras da Mangabeira, Penaforte, Porteiras, Umari e Várzea Alegre

Municípios com planos de saneamento básico a iniciar

Aurora e Milagres

17.05.2016

Assessoria de Comunicação da Cagece:
Leonardo Costa / 85 3101.1826 / 3101.1834 / 9 8878.8932
Email: comunicacaocagece@gmail.com

 

Assinatura coornenadoria matérias