CEPacífico: SPD desenvolve programas de prevenção às drogas no Vicente Pinzon

18 de maio de 2016 - 17:56

Entrega de insumos do PFMC acontece durante 2º Seminário Territorial

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) confirma a sua participação efetiva no conjunto de ações a serem implementadas pelo Governo do Estado no primeiro território do Pacto por um Ceará Pacífico, o bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza. Nesta quinta-feira (19), a pasta inicia a efetivação do programa de prevenção às drogas Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC) naquela área com a entrega de materiais e bens para a ONG Associação União dos Jovens do Vicente Pinzon (UJVP).

A solenidade de repasse dos insumos ocorre às nove horas, integrando a programação do 2º Seminário Territorial do Ceará Pacífico, que acontece durante toda o dia na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Maria Angela Borges. A titular da SPD, Aline Bezerra, comandará a entrega. Serão distribuídos materiais necessários à implementação dos seguintes projetos comunitários pela ONG UJVP: Arte e Costura, Artesanato em Biscuit, Oficina de Pintura em Tecido, Arte em Mimos e Bordadeiras do Mucuripe.

O Fortalecendo Minha Comunidade caracteriza-se como um programa de apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas. Através do programa, a SPD busca fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, especialmente junto à população jovem.

A participação da SPD no primeiro território do Pacto por um Ceará Pacífico inclui, ainda, a efetivação de mais uma iniciativa de prevenção às drogas. Trata-se do programa Juventude em Ação, que será desenvolvido em sete escolas de ensino fundamental e médio da rede pública estadual instaladas no Vicente Pinzon, favorecendo quase três mil estudantes e seus familiares. Os estabelecimentos beneficiados são: EEFM Matias Beck, EEFM Bárbara de Alencar, EEFM Dragão do Mar, EEFM Helenita Mota, EEFM Deputado Manoel Rodrigues, EEEP Maria Ângela da Silva Borges e EEFM General Murilo Borges Moreira.

O Juventude em Ação constitui-se num conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ e culmina com uma gincana cultural e exposição artística que tem a prevenção às drogas como foco. O programa envolve, ainda, a realização de oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais.

O principal objetivo da iniciativa preventiva é a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes. Além disso, o programa fortalece as competências, potencialidades e habilidades para a vida, bem como contribui para a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

18.05.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br