HGF comemora 47 anos com posse do novo diretor

18 de maio de 2016 - 12:45

Nesta quarta-feira (18), às 9 horas, o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, dará posse ao novo diretor geral do Hospital Geral de Fortaleza, João Batista Silva. A solenidade de posse abre a programação das comemorações dos 47 anos do HGF. Mais de 300 participantes, entre servidores – médicos, enfermeiros, pesquisadores, estudantes, técnicos, e os parceiros da área de saúde no Ceará, estarão presentes no evento, que irá acontecer juntamente com a comemoração da 47ª Reunião Anual do HGF. 

banner diretor hgf joabatistaA programação começa com a posse do diretor geral. Logo em seguida, sob a temática “O vínculo humanizado e o avanço tecnológico na saúde”, profissionais debaterão sobre a tecnologia em cuidados paliativos e terapia intensiva, a importância de manter o vínculo humanizado diante do avanço tecnológico na saúde e o avanço da telemedicina, contribuindo para um tratamento humanizado. Além dos debates, os participantes conhecerão os novos projetos selecionados entre os 46 inscritos por estudiosos das mais diversas áreas de saúde, que estarão apresentando seus trabalhos no auditório do hospital.

Criado em 23 de maio de 1969, o HGF tem a missão de ser referência em atendimento de alta complexidade, ofertando serviços humanizados, seguros e de boa qualidade.  Atualmente o HGF ocupa 64 mil metros quadrados de área, possui 563 leitos e realiza atendimento em 63 especialidades e sub-especialidades. Além de um hospital com perfil terciário, atendendo pacientes com patologias de alta complexidade, o HGF tem também a importante missão de ensino.

Ao longo de sua história, o HGF tem alcançado grandes conquistas, destacando-se o recorde em transplantes de rim, fígado, pâncreas e córnea. É a maior Unidade de AVC do país, com vinte leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por mês. Referência nas especialidades de Cirurgia Geral, Neurologia, Neurocirurgia, Reumatologia, Nefrologia, Transplante Renal, de Fígado e de Pâncreas, Gineneco-obstetrícia, Traumato-ortopedia, Oftalmologia, entre outras.

Perfil do novo diretor

Com graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1988) e mestrado em Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade de São Paulo (1994), João Batista tem especialização em Gestão Hospitalar, Sistemas de Saúde e Acreditação Hospitalar pela UFC e desenvolve consultoria e pesquisa na área de gestão de serviços de saúde. Na área clínica tem atuação relacionada às doenças sexualmente transmissíveis, HPV, prevenção do câncer e, ainda, à medicina do trabalho. Atualmente é professor-assistente da UFC. Há mais de uma semana João Batista já está dentro do Hospital Geral de Fortaleza, tomando pé de toda a complexidade da gestão. Ele antecipa, na entrevista feita pela Assessoria de Comunicação do HGF,  suas aspirações na gestão do maior hospital público do Estado.

Quais são os principais planos para HGF?

Eu pretendo criar um modelo de gerenciamento para cada unidade do hospital. Esse é o maior hospital do Estado, grande em tamanho e em número de atendimentos. É um hospital que recebe muita demanda que necessita de tecnologia mais avançada. Por conta de ser um hospital de grande porte, com emergência de portas abertas, 24 horas, precisa adequar a estrutura a essa alta demanda.

Quais as estratégias que serão utilizadas para o alcance dos resultados?

A nossa proposta são estabelecer acordos de cooperação, que possamos ser mais úteis para os hospitais e os hospitais possam ser mais úteis para o HGF. Vamos fortalecer o sistema de rede na assistência à saúde da população. É uma ideia de cooperação e não de competitividade. Tem que ser o Estado quem mais coopera, com o Ceará atingindo melhores níveis de qualidade na atenção aos pacientes  e  não um hospital isoladamente.  É importante que a gente eleve a qualidade de todos os hospitais da rede, juntos. Eu venho para trabalhar a visão do coletivo para o individual, o hospital é de excelência, se ele é de excelência os serviços e os profissionais são de excelência. A instituição é que tem que ser excelente.

Que marca quer implantar no HGF?

Um modelo de gestão profissional para que possamos trabalhar utilizando as ferramentas mais avançadas de gestão e ter um alinhamento estratégico, com mais satisfação para os profissionais e melhores resultados para os pacientes. Estamos determinados em construir a boa prática de buscar sempre o melhor resultado na assistência do paciente.

18.05.2016

Assessoria de Imprensa do HGF
Débora Morais/Thiago Vidal
(85) 3101.7086 / 9.8726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF

Assinatura coornenadoria matérias