Lacen faz mutirão para testes de paternidade nesta quinta-feira (19)

18 de maio de 2016 - 20:58

Ter o nome do pai e da mãe na certidão de nascimento é direito de toda criança. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado, garante esse direito através da realização de exames de DNA para teste de paternidade. O atendimento às famílias acontece em Fortaleza, no interior e por meio de mutirões realizados em todo o Estado. O próximo mutirão ocorre nesta quinta-feira (19), de 8 às 12 horas, na Praça do Ferreira. A iniciativa é uma parceria entre o Lacen e a Defensoria Pública do Estado. Os exames no Lacen são feitos quando solicitados pela Defensoria Pública do Estado e ainda pelos Núcleos de Mediação e de Justiça Comunitária, Varas de Família e os Conselhos Tutelares.

O atendimento na praça acontecerá da seguinte forma: a equipe da Defensoria abrirá o processo de paternidade das famílias que comparecerem ao local e somente após isso, a coleta será realizada. O resultado dos exames será entregue na Defensoria Pública Estado (Av. Pinto Bandeira, 1111, Luciano Cavalcante). Para a realização da coleta é necessário apresentar a carteira de identidade documento oficial com foto da mãe e/ou do pai e da criança. Caso a criança não possua registo geral, os pais devem apresentar a certidão de nascimento ou a certidão de nascido vivo (documento fornecido pelos hospitais no nascimento do bebê). O laboratório fica com a xerox da documentação.

O Lacen é referência na rede pública do Governo do Estado na realização de exames de DNA para testes de paternidade, desde 2009. Nesses sete anos, até o último dia 30 de abril, 22.568 testes de paternidade foram realizados pelo Lacen, sem nenhum custo para as famílias. Antes do laboratório assumir os testes, a fila de espera era longa, com espera de até cinco anos. Isso porque a procura era superior aos 50 exames feitos por mês, através do convênio que a Secretaria da Saúde do Estado tinha com a Universidade Federal do Ceará. Hoje não há fila de espera.

18.05.2016

Assessoria de Imprensa – Lacen/CIDH/IPC
Suzana de Araújo Mont’Alverne
(85) 3101-1488
suzana.alverne@lacen.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias