Residência Integrada em Saúde forma mais 327 profissionais

18 de maio de 2016 - 14:00

A Secretaria da Saúde do Estado e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizam na quinta-feira (19) de maio, às 15 horas, no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), na Avenida Antônio Justa  3161, em Fortaleza, a solenidade de encerramento da segunda turma do Programa de Pós-Graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde/Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), dos componentes Comunitário e Hospitalar. Antes da solenidade, com o objetivo de evidenciar os resultados da Residência e valorizar e integrar ainda mais os profissionais, ocorrerão dois momentos, chamados de ¨Ritos de Encerramento, nos dias 17, 18 e 19 de maio: Mostra de Impactos da RIS-ESP/CE nos cenários de atuação e a Mostra de Vivências/Estágios Eletivos.

A Residência Integrada em Saúde é um programa de pós-graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde (especialização), em caráter de dedicação exclusiva e em regime de tempo integral, caracterizando-se como educação para o trabalho, através da aprendizagem em serviço, no âmbito dos sistemas municipais e estadual de Saúde ou região de Saúde. A RIS-ESP/CE ativa e capacita lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento das redes assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Implantada em 2013, a RIS-ESP/CE aumentou a oferta de 222 para 327 vagas a 13 profissões da saúde em 2014, distribuídas em 11 ênfases:  Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade, Cuidado Cardiopulmonar, Urgência e Emergência e Cancerologia. O programa tem duração mínima de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas e 60 horas semanais. A carga horária é dividida em 80% de atividades práticas (imersão em serviço, plantões e estágios) e 20% de atividades teóricas (aulas teóricas, rodas tutoriais e estudo individual) ou teórico-práticas (Roda de Núcleo e Roda de Campo).

327 profissionais

Atualmente, a RIS-ESP/CE integra dez programas de Residência Multiprofissional em Saúde e um programa de Residência em Área Profissional da Saúde, com dois componentes – Componente Comunitário e Componente Hospitalar, com 11 ênfases e 327 vagas distribuídas em 41 instituições executoras. A Escola de Saúde Pública do Ceará é a instituição formadora e as instituições executoras são as coordenadorias regionais de saúde, as prefeituras municipais de Acopiara, Arneiroz, Aracati, Aquiraz, Brejo Santo, Canindé, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Icapuí, Maracanaú, Maranguape, Reriutaba, Itapipoca, Tabuleiro do Norte e Tauá e os hospitais Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral Cesár Cals (HGCC), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). A supervisão dos profissionais de saúde residentes é feita por 334 preceptores no componente comunitário e 278 no componente hospitalar.

18.05.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Assinatura coornenadoria matérias