Solenidade marca quinto aniversário da AESP

18 de maio de 2016 - 20:43

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) comemorou na manhã desta quarta-feira (18), o aniversário de cinco anos de criação do Órgão. A solenidade homenageou autoridades civis e militares que contribuíram para o desenvolvimento e engrandecimento da instituição, que capacita os agentes da segurança pública, com a outorga da medalha “Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança”.

Foram agraciados com a comenda: o secretário de gestão de planejamento do Estado, Hugo Santana de Figueiredo Junior; o procurador Geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana; o secretário Executivo da SSPDS, Raulfilio Santiago Vidal; o secretário Executivo da Polícia Militar, coronel PM Kennedy Pimentel Lopes; o secretário Executivo da CGD, Tenente-coronel PM Juarez Gomes; o comandante Geral Adjunto do CBMCE, coronel BM Luiz Carlos Viana; o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, professor Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno; o ex-comandante Geral Adjunto da PMCE, coronel Luiz Solano Austregésilo Telles; o coronel da reserva da PMCE, Jarbas de Almeida Botelho e os delegados de Polícia Civil, José Nival Freire da Silva e José Rodrigues Junior.

Segundo o diretor geral da AESP, coronel PM José Herlínio Dutra, a homenagem é uma forma de agradecer aqueles que se dedicam à causa da segurança pública e contribuem para a melhoria da formação destes profissionais. “Entregar uma medalha, não é só uma representação material. Uma medalha representa a instituição, representa os valores e as pessoas que fazem esta instituição. Por isso, ao entregar esta medalha, estamos entregando junto, os nossos valores e o nosso compromisso, e reconhecendo que vocês também fazem parte desta Instituição. Por isso, eu quero dizer que esse momento se converte em duas palavras: “gratidão” e “reconhecimento”. Muito obrigado a todos!”, discursou o gestor.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Carlos Teixeira, elogiou o desempenho da Academia. “Quando o Governo do Estado elaborou a Lei das Promoções e tivemos que capacitar mais de 8 000 profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para serem promovidos, jogamos aqui uma carga muito grande de trabalho que deveria ser cumprido em um curto espaço de tempo e a Academia respondeu de uma forma altamente positiva”. O secretário ainda destacou a importância da integração promovida pela Instituição. “Embora a AESP seja muito jovem, tenha apenas cinco anos, ela já se torna uma referência a nível nacional por que em um único ambiente nós conseguimos a formação de policiais militares, bombeiros, policiais civis e peritos. Parabéns a Academia Estadual de Segurança Pública pelo cuidado que se tem com a formação. Obrigado, em nome da segurança pública, pelo que fizeram e pelo o que estão fazendo”, enfatizou.

Medalha Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança

A Medalha Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança é a mais importante comenda outorgada pela Academia Estadual de Segurança Pública. Em alusão ao aniversário do primeiro ano de fundação da AESP/CE esta comenda foi instituída em 18/05/2012 na gestão do Exmo. Prof. Doutor César Barreira, objetivando premiar o mérito cívico do (a) cidadão (ã) que se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços prestados à coletividade, e exemplos de dedicação ao serviço público do estado do Ceará.

O nome da comenda suscita as bases filosóficas da AESP/CE, que nos eixos Conhecimento e Cultura, atua na construção do saber ser e saber fazer, como constante fonte de informação, valorando os princípios de Cidadania e Confiança, fomentando a formação de profissionais da Segurança Pública que valoram tais princípios, tanto para com seus pares, como para com a população do estado do Ceará.

 

18.05.2016

Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE)
Assessoria de Comunicação
(85) 3484-1909 / (85) 98879-7538
www.aesp.ce.gov.br
Facebook: AESP/CE
Twitter: @aespce

 

Assinatura coornenadoria matérias