Governo do Estado celebra 19 anos de criação da SSPDS com homenagens

19 de maio de 2016 - 13:50

Em seu discurso, o chefe do Executivo parabenizou os homenageados da noite e informou que continuará trabalhando para garantir segurança aos cearenses.

 

R20160518193515  MG 5340O governador Camilo Santana participou na noite desta quarta-feira (18), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, da solenidade alusiva aos 19 anos de criação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O evento contou com a entrega da medalha “General Assis Bezerra” e do “Certificado de Relevantes Serviços Prestados” a profissionais do Sistema de Segurança que se destacaram no exercício de suas funções.

A maior condecoração da Secretaria, a medalha “General Assis Bezerra”, foi entregue para 19 servidores, militares e civis, que colaboraram no desenvolvimento das atividades do órgão, R20160518202510  MG 5579contribuindo para a excelência na Segurança Pública do Ceará. Já o “Certificado de Relevantes Serviços Prestados” foi distribuído para 34 profissionais de segurança, que realizaram as atividades acima do que é exercido pela SSPDS.

Em seu discurso, o chefe do Executivo parabenizou os homenageados da noite e informou que continuará trabalhando para garantir segurança aos cearenses. “Essa homenagem que fazemos hoje é o reconhecimento de todos os servidores da segurança pelos serviços que prestam ao povo do Ceará. Quero agradecer a todos os R20160518203518  MG 5617profissionais pelo excelente trabalho realizado na defesa de todos nós. Sei que esse, talvez, seja o maior desafio de qualquer gestor público, mas temos trabalhado para melhorar a segurança pública do Ceará”, disse.

Camilo Santana lembrou ainda da força-tarefa do Estado para reduzir os homicídios no Ceará. “Tem sido um esforço muito grande, inclusive de todos da segurança pública, porque somos uma equipe e cada um – seja qual for a função -, tem um papel fundamental, no alcance da redução da taxa de homicídios no Estado do Ceará, após 17 anos. Aliás, R20160518193025  MG 5317os quatro meses deste ano também foi de redução”, enfatizou.

O secretário da SSPDS, Delci Teixeira, parabenizou os agraciados e destacou a atuação do governador Camilo Santana na área da segurança. “Aqui há uma representação dos servidores da Secretaria da Segurança Pública de todo o Estado do Ceará, que se dedicam diariamente em suas atividades. Sabemos o quanto é difícil o trabalho, mas, nem por isso, vamos nos abater porque temos o compromisso de trabalhar para os cearenses. Nosso agradecimento ao governador Camilo Santana pelo que tem feito e demonstrado junto à SSPDS, com orientações firmes e decisões difíceis de serem tomadas”, disse.

A solenidade contou ainda com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque; o desembargador Teodoro Santos, representando o Tribunal de Justiça do Ceará; o superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, delegado Delano Cerqueira; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart; a Controladora Geral de Disciplina, Socorro França; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Geovani Pinheiro; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Heraldo Pacheco; o delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior; o perito geral da Pefoce, Maximiano Chaves; o diretor geral da Aesp, Herlínio Dutra; a promotora de justiça Flávia Soares, representando a Procuradoria Geral de Justiça; os deputados estadual Dr. Santana e Zé Aílton Brasil; além de servidores da SSPDS e familiares dos agraciados.

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

Criada pela Lei 12.691 de 16 de maio de 1997, a pasta foi nomeada como Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania, com o objetivo de integrar, controlar e coordenar as ações da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Corregedoria-Geral dos Órgãos de Segurança, servindo como órgão central do Sistema de Segurança do Estado.

A atual nomenclatura – Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) – passou a existir com a Lei 13.297, de 07 de março de 2003. Atualmente, a secretaria coordena as ações da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CB), Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

Medalha General Assis Bezerra

O decreto nº 28.451, de 1º de novembro de 2006, marcou a data de criação da secretaria, instituindo a maior condecoração da SSPDS, para distinguir pessoas e entidades civis ou militares, bombeiros militares, policiais civis e militares, que, comprovadamente, tenham colaborado de forma emérita para o desenvolvimento das atividades próprias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social”.

Certificado de Relevantes Serviços Prestados

Instituído pela Portaria nº 1216/2015, do gabinete do secretário, a honraria tem como objetivo de reconhecer o trabalho desempenhado pelos agentes públicos, principalmente quando essa atividade se realiza com um grau de profissionalismo acima do que é regularmente exercido.

19.05.2016

Wiarlen Ribeiro
Repórter/Célula de Reportagem

Fotos: Tiago Stille / Governo do Ceará

 

Assinatura coornenadoria matérias