Odair José lança seu novo álbum no Cineteatro São Luiz nesta sexta (20)

19 de maio de 2016 - 16:26

Com 45 anos de carreira, Odair José retorna ao cenário musical para lançar “DIA 16”, seu novo álbum de estúdio. Em única apresentação em Fortaleza, o cantor e compositor goiano leva, no dia 20, para o palco do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o som pop e analógico, com novas composições como “Dia 16”, “Encontro”, “Sem compromisso” e “A moça e o velho”, sem deixar de lado sucessos como “Cadê você”, “Eu vou tirar você desse lugar”, “A Noite mais linda do mundo (Felicidade)” e “Nunca Mais”, que faz parte da sua ópera rock, “O Filho de José e Maria”, e está na trilha do filme ‘Tim Maia’, de Mauro Lima.

O show de Odair José integra a programação cultural do mês de maio no Cineteatro São Luiz, por onde passarão ainda Vander Lee, no dia 26 e artistas como Raimundo Fagner, Evaldo Gouveia, Nonato Luiz, Rodger Rogério, Pingo de Fortaleza, Calé Alencar, Teti e convidados, Amaro Pena e Liduína Lessa, durante a apresentação do show “Grandes Nomes da Música Cearense”, neste sábado, dia 21, às 20h.

Odair José

Odair José começou a compor aos 17 anos. Nos Anos 70, seu estilo teve influências da música caipira americana. Anos depois, foi rotulado como o “Bob Dylan Brasileiro” por colocar um estilo ópera-rock em algumas composições. Nessa mesma década, com forte apelo popular, consagrou-se no estilo brega. Odair José emplacou sucessos como “Pare de tomar a pílula”, “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar”, “Eu, Você e a Praça”, “Assim Sou Eu”, “Na Minha Opinião”, “A Noite Mais Linda Do Mundo”, “Essa Noite Você Vai Ter Que Ser Minha”, “Foi Tudo Culpa do Amor”, “Sem Saída”, entre outros grandes sucessos, além do grande hit “Cadê Você”, composta e gravada por Odair José no início da década de 1970 e que estourou nas paradas, em 1990, nas vozes de Leandro e Leonardo, sendo este hit regravado também por Roberta Miranda.

DIA 16, o disco

Nos dias 16, de qualquer tempo, mês ou ano, não importa a época, fatos (alguns históricos) aconteceram. Odair José nasceu no dia 16 de agosto de 1948. E no ano de 2014, num dia 16, Odair – junto a Junior Freitas (baixo, guitarra e teclados) e Caio Mancini (bateria) – foi ao encontro de Alexandre Fontanetti (produção, guitarra e vocais) no estúdio Space Blues, na Vila Mariana (São Paulo), para a gravação do seu 35º álbum de inéditas.

“DIA 16”, a faixa de abertura que dá nome ao disco, completa, com outras 11 canções, este trabalho simples, despojado e com espírito rock, mas feito com grande esmero técnico e musical. O lançamento é da Saravá Discos.

Realizado com a atmosfera de uma jovial banda de garagem, o disco foi concebido de forma coletiva e executado e gravado da forma mais analógica possível, a partir da nova safra de canções de Odair. Desde “Praça Tiradentes”, seu último disco de inéditas lançado em 2012, Odair mostrou-se motivado e inspirado a compor como há muito tempo não se via.

“É com certeza um dos meus trabalhos mais pop, com muitas canções de apelo popular e radiofônico. Mesmo que as rádios não o toquem, é um disco radiofônico”, comenta o compositor goiano, que tem servido como fonte de inspiração para uma nova geração de músicos e despertado o interesse do público jovem. “Agora, estão vendo meu trabalho de forma mais respeitosa, não preconceituosa. É a tal critica do tempo… os jovens sempre foram o meu público”, comenta Odair.

Nesse projeto percebe-se a especial predileção do artista pelo som das guitarras. Linhas de baixo simples e diretas, levadas sempre envolventes da bateria, sutis ornamentos de teclados dando colorido e charme às harmonias e arranjos vocais virtuosos dão suporte substancial ao canto cada vez mais visceral de Odair.

Como mais um atrativo, inspirados pelo título do álbum, a capa e todo o projeto gráfico – idealizado por Odair e realizado por Caio Bars, trazem à cena fatos históricos e corriqueiros ocorridos na mesma data (dia 16), em diferentes épocas.

: SERVIÇO:

Show de Odair José “Dia 16”

LOCAL:Cineteatro São Luiz
DATA: 20 de Maio
HORÁRIO: 20h (única apresentação)
INGRESSOS: R$ 30,00 inteira / R$ 15,00 meia
CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS

PRESS-RELEASE – SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ

Entrevistas/mais informações:

(85) 98824-0994 – Lucas Benedecti

(85) 99149-4987 – Paula Candice

(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Fotos: Divulgação dos grupos/artistas/ Rama de Oliveira

19.05.2016

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(85) 3101.6761

Assinatura coornenadoria matérias