Irauçuba e Lavras da Mangabeira são homenageadas pelo Governo do Estado do Ceará

20 de maio de 2016 - 11:00

Irauçuba, conhecida por ser a capital cearense das redes, é uma das cidades aniversariantes deste 20 de maio. Localizada na região de Sobral, a 150 km de Fortaleza, tem a economia baseada na agricultura, na indústria calçadista e no artesanato. Irauçuba tem como municípios vizinhos Miraíma, Itapajé, Tejuçuoca, Santa Quitéria, Canindé e Sobral. De acordo com o IBGE, o município possui uma população de 22.324 habitantes (2010).

Lavras da Mangabeira é a outra aniversariante do dia. Localizada na região centro-sul do Ceará, a cidade dista de Fortaleza em 434 km. Com uma população de 31.090 habitantes, de acordo com o último censo (IBGE 2010), o município apresenta uma economia baseada na agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho, feijão e arroz); pecuária (bovinos, suínos e avícola) e indústria (produtos alimentares, química,  produtos minerais não metálicos, vestuário, calçados e artigos de tecidos, couros e peles). Lavras tem como vizinhas as cidades de Cedro, Icó, Umari, Baixio, Ipaumirim, Aurora, Caririaçu, Granjeiro e Várzea Alegre. Destaque para o turismo, que também movimenta a cidade devido as suas belezas naturais, a exemplo do Boqueirão e a sua gruta.

Como homenagem, o Governo do Estado produziu vídeos com os hinos dos municípios, ilustrados com imagens que caracterizam as cidades. Esse projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

 

 

 

A todos os irauçubenses e lavrenses, os nossos parabéns!

 

20.05.2016